Vândalos depredaram prédios do Congresso Nacional, do Palácio do Planalto e do STF neste domingo (8). Líderes políticos internacionais usaram criticaram a invasão de terroristas bolsonaristas ao Congresso Nacional, ao Palácio do Planalto e ao STF neste domingo (8). Veja a repercussão:
Gabriel Boric, presidente do Chile
“Ataque inaceitável aos três poderes do Estado brasileiro pelos bolsonaristas. O governo brasileiro tem todo o nosso apoio diante desse covarde e vil ataque à democracia.”
Initial plugin text
Gustavo Petro, presidente da Colômbia
“Toda minha solidariedade a Lula e ao povo do Brasil. O fascismo decide atacar. As direitas não têm conseguido manter o pacto de não-violência. É hora urgente da reunião da OEA se ela quiser seguir viva como instituição e aplicar a carta democrática.
Propusemos fortalecer o sistema interamericano de direitos humanos aplicando as normas vigentes e ampliando a carta aos direitos da mulher, ambientais e coletivos, mas a resposta são golpes parlamentares ou golpes violentos da extrema direita.”
Initial plugin text
Pedro Sánchez, presidente da Espanha
“Todo meu apoio ao presidente Lula e às instituições eleitas livre e democraticamente pelo povo brasileiro. Condenamos veementemente o assalto ao Congresso do Brasil e pedimos o retorno imediato à normalidade democrática.”
Initial plugin text
Santiago Cafiero, ministro de Relações Exteriores da Argentina
“Diante das ações golpistas da direita no Brasil, expressamos nossa solidariedade a Lula e levantamos nossas vozes em defesa da democracia brasileira.”
Initial plugin text
Marcelo Ebrard, secretário de Relações Exteriores do México
“Diante dos acontecimentos no Brasil, manifestamos o total apoio do México ao governo do presidente Lula, eleito por vontade popular. Rejeitamos qualquer tentativa contra as instituições democráticas que esta nação irmã estabeleceu.”
Initial plugin text
Luis Almagro, secretário-geral da Organização dos Estados Americanos (OEA)
“Condenamos o ataque às instituições em Brasília, que constitui uma ação condenável e um ataque direto à democracia. Essas asções são indesculpáveis e de natureza fascista.”
Initial plugin text
Ignacio Ybañez, embaixador da União Europeia no Brasil
“Seguindo com grande preocupação os atos antidemocráticos e as ações violentas na Praça dos Três Poderes, em Brasília. Todo o nosso apoio às instituições brasileiras.”
Initial plugin text
Ministério de Relações Exteriores do Equador
“O Equador condena os acontecimentos contra a institucionalidade no Brasil e reitera seu apoio irrestrito à democracia e ao governo legitimamente eleito.”
Initial plugin text
Embaixada dos EUA no Brasil
“A mídia e a polícia relatam que um protesto antidemocrático se tornou violento e agora está ocupando áreas do centro de Brasília, incluindo o Congresso Nacional Brasileiro e áreas ao redor da Praça dos 3 Poderes.
As forças policiais brasileiras estão respondendo. Cidadãos dos EUA são avisados para evitar a área até novo aviso.”
Initial plugin text
