Fato Verdade

Ibovespa opera em queda nesta terça, após IPCA fechar 2022 acima do teto da meta

Ibovespa opera em queda nesta terça, após IPCA fechar 2022 acima do teto da meta


Na segunda-feira, o principal índice da bolsa de valores de São Paulo subiu 0,15%, a 109.130 pontos. Painel da bolsa de valores de São Paulo, B3
SUAMY BEYDOUN/AGIF – AGÊNCIA DE FOTOGRAFIA/AGIF – AGÊNCIA DE FOTOGRAFIA/ESTADÃO CONTEÚDO
O Ibovespa, principal índice da bolsa de valores de São Paulo, a B3, abriu a sessão desta terça-feira (10) em queda, na medida em que investidores repercutem dados de inflação e continuam a acompanhar os desdobramentos da invasão de terroristas bolsonaristas ao Palácio do Planalto, Supremo Tribunal Federal (STF) e Congresso Nacional em Brasília no último domingo (8).
Às 10h06 o índice recuava 0,29%, a 108.817 pontos. Veja mais cotações.
Na véspera, o Ibovespa avançou 0,15%, chegando aos 109.130 pontos. Com o resultado, o índice passou a acumular uma queda de 0,55% no ano.
O dólar também operava em leve queda nesta manhã, após ter encerrado a sessão de ontem em alta de 0,41%, vendido a R$ 5,2570.
Primeira reunião ministerial do governo Lula acontece no Palácio do Planalto nesta sexta
O que está mexendo com os mercados?
O principal destaque desta terça-feira (10) ficou com os novos dados de inflação divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A alta de 0,62% no último mês de 2022 ficou acima do avanço observado em novembro, quando a inflação subiu 0,41%, e também foi maior do que a mediana das expectativas de analistas do mercado financeiro, de alta de 0,45%.
Com o resultado de dezembro, a inflação teve uma alta acumulada de 5,79% no ano passado, o que significa que, por mais um ano, o IPCA ficou acima da meta estabelecida pelo Banco Central do Brasil (BC). A meta era de 3,50% para 2022, com limite de tolerância de 1,50 ponto percentual – levando o teto da meta para 5%.
Segundo o economista-chefe da Suno Research, Gustavo Sung, apesar de o indicador ter ficado novamente acima do teto da meta estabelecida pelo Banco Central, o cenário inflacionário terminou 2022 melhor do que se esperava no início do ano e a expectativa é que o BC siga com os seus planos de política monetária.
“Porém, caso o cenário comece a se deteriorar, ou seja, novos ruídos na esfera política, dificuldade na discussão sobre o novo arcabouço fiscal, elevação de gastos públicos e seus efeitos indiretos sobre a atividade econômica, as expectativas de inflação podem começar a subir de forma relevante. Neste caso, o Banco Central pode a vir a tomar uma atitude mais tempestiva”, afirmou em nota.
Além dos dados de inflação, a atenção dos investidores no cenário doméstico permanece voltada para os desdobramentos das invasões ao Congresso Nacional, Supremo Tribunal Federal (STF) e Palácio do Planalto no último domingo (08).
Os atos foram vistos como um sinal de instabilidade política no Brasil, mas as respostas dadas pelas instituições para conter a situação foram bem recebidas pelos investidores em nível global, o que segurou o mercado brasileiro de uma queda acentuada ontem e pode favorecer os negócios nesta terça. Entenda.
O ministro da Casa Civil, Rui Costa, confirmou que nesta semana haverá a divulgação de medidas econômicas, ponto que pode dominar as atenções do mercado nos próximos dias.
No exterior, os investidores aguardam declarações do presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano), Jerome Powell.

administrator

Related Articles

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *