
Atualmente embaixador do Brasil no Peru, Danese já foi o ‘número dois’ do Itamaraty e substituirá diplomata indicado por Bolsonaro. Designação será analisada pelo Senado. Embaixador Sérgio Danese (esq), durante entrevista no Ministério das Relações Exteriores
Filipe Matoso / G1
O Ministério das Relações Exteriores divulgou uma nota nesta quinta-feira (19) na qual informou que o diplomata Sérgio Danese será o novo representante do Brasil na Organização das Nações Unidas (ONU). A representação fica em Nova York.
A função de representante do Brasil na ONU é atualmente exercida pelo também diplomata Ronaldo Costa Filho, indicado em 2019 pelo então presidente Jair Bolsonaro. O Itamaraty ainda não informou qual cargo Costa Filho passará a ocupar.
Atual embaixador do Brasil no Peru, Sérgio Danese já foi o “número dois” do Itamaraty e embaixador do Brasil na Argentina e na África do Sul.
Conforme o Ministério das Relações Exteriores, a designação de Danese como novo embaixador do Brasil na ONU será analisada pelo Senado.
Íntegra
Leia a íntegra da nota divulgada pelo Itamaraty:
O Governo brasileiro comunica, com satisfação, a designação do Embaixador Sérgio França Danese como Representante Permanente do Brasil junto às Nações Unidas, em Nova York.
Sérgio Danese ocupa atualmente o cargo de Embaixador do Brasil no Peru. Foi Secretário-Geral das Relações Exteriores (2015-2016), e chefiou as Embaixadas do Brasil na Argélia (2005-2009), na Argentina (2016-2020) e na África do Sul (2021).
De acordo com a Constituição, a designação será submetida à apreciação do Senado Federal.
Podcast
Ouça o episódio do podcast O Assunto sobre a entrevista de Natuza Nery com o presidente Lula:


