A execução do Projeto Escola de Verão 2023 segue promovendo transformações positivas na vida dos estudantes e suas famílias, através da oferta de recomposição das aprendizagens para grupos prioritários, na perspectiva da garantia da equidade e promoção da justiça educacional. Na manhã desta segunda-feira (23/1), a secretária de Educação, Neurilene Martins, acompanhou o desenvolvimento das atividades na Escola Municipal Eliza Dias de Azevedo, no distrito de Vila de Abrantes, e no Centro Educacional Barra do Jacuípe, distrito de Monte Gordo, ambos na costa de Camaçari. As unidades de ensino são dois dos 11 polos de realização do projeto, onde as repercussões da iniciativa incluem o reconhecimento dos alunos e de seus familiares.
Para a secretária Neurilene Martins, o Projeto Escola de Verão cumpre o seu papel ao acolher os estudantes e oportunizar, através de metodologias que unem lúdico e didático, o desenvolvimento das aprendizagens. “Estamos muito felizes em ver os estudantes engajados nas atividades propostas, avançando em conhecimento, desenvolvendo suas habilidades e talentos. Neste polo pudemos ver encenações feitas a partir da literatura, alunos às vezes tímidos se entregando à oferta do teatro, da leitura e da escrita”, avaliou.
A diretora do Eliza Dias, Maria Perla, manifestou opinião semelhante, destacando a aprovação que a iniciativa conquistou dentro e fora da escola. “É um projeto muito elogiado pela comunidade, as famílias estão encantadas, contagiadas pela empolgação dos filhos. Está sendo muito gratificante ver os nossos estudantes desfrutando plenamente dessa oportunidade de evoluir. Só neste polo, são cerca de 180 estudantes participando”, afirmou.
Mãe do aluno Thiago de Oliveira, de 10 anos, Maria Helena de Oliveira, de 53, fala com emoção sobre o quanto o Projeto Escola de Verão foi providencial. “Meu filho estava com um pouco de dificuldade na escola e isso deixa a gente um pouco preocupada. Que bom que pensaram num projeto que dá aos alunos a oportunidade de aprender mais, antes do novo ano letivo começar. Além disso, é muito bom ver ele feliz, brincando, aprendendo e também se alimentando na escola. Aqui ele toma o café da manhã e quando chega em casa já almoçou. É um projeto que não pode acabar”, declarou. Moana Santos, 35 anos, mãe de Yure Fernando, de 10, também elogiou a ação. “É muito bom, um projeto sensível, todos nós estamos felizes”, comentou.
Os estudantes referendaram os depoimentos, confirmando o sucesso da iniciativa. Ana Vitória da Silva, 13 anos, parabenizou os professores pelo projeto de leitura desenvolvido com os estudantes. “Gostei muito da história de Romeu e Julieta. Está sendo muito bom e quando as aulas começarem vou compartilhar com meus colegas tudo que estou aprendendo”, revelou. Evelyn Rayane, 14 anos, já pensa nas próximas edições. “Que nos próximos anos, mais alunos possam ter essa oportunidade que eu tive, de estar aqui aprendendo e conhecendo muitas coisas novas”, disse.
O Projeto Escola de Verão 2023 beneficia cerca de 2 mil estudantes, com a participação de mais de 200 profissionais de educação. Estudantes de 63 unidades escolares compõem as turmas dos 11 polos em operação no município, onde usufruem da oportunidade de desenvolverem ainda mais os seus aprendizados.













