Fato Verdade

Bomba mata dezenas de pessoas que pastoreavam gado em região tensa da Nigéria

Bomba mata dezenas de pessoas que pastoreavam gado em região tensa da Nigéria

Autoridades confirmaram 27 mortos. Explosão ocorreu no centro-norte do país, que é conhecido por ter conflitos étnicos e religiosos. Dezenas de criadores de gado e transeuntes foram mortos e vários feridos após a explosão de uma bomba na aldeia de Rukub, centro-norte da Nigéria, na noite de terça-feira (24). A região é conhecida por ter tensões étnicas e religiosas.
Os pastores estavam com o gado quando uma bomba explodiu. A cidade fica no limite dos estados de Nasarawa e Benue.
“Estimamos que 27 pessoas tenham morrido na explosão, assim como muitas cabeças de gado. Várias outras pessoas ficaram feridas, e o número de mortos pode aumentar”, disse Maiyaki Muhammed Baba, comissário da polícia do estado de Nasarawa.
Tasi’u Suleman, porta-voz da Associação de Criadores de Gado Miyetti Allah da Nigéria, acredita que o número de mortos seja maior. “Pelo menos cerca de 54 pessoas morreram instantaneamente. Os feridos foram incontáveis”, disse à Reuters.
A Associação acusou o Exército de envolvimento no incidente. Contatados pela AFP, os militares não responderam.
O Exército já bombardeou acidentalmente civis no nordeste e noroeste do país, onde tropas lutam contra grupos jihadistas e criminosos.
A polícia investiga a origem da explosão.
O acesso à água e às pastagens está na origem de um conflito que já dura décadas entre pastores e agricultores na Nigéria central. A disputa ganhou um contorno étnico e religioso nos últimos anos, uma vez que a maioria dos pastores são muçulmanos, e os agricultores, cristãos.
O porta-voz do governador, Abubakar Ladan, disse à Reuters que o enterro em massa dos mortos foi realizado nesta quarta-feira (25).

administrator

Related Articles

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *