Para prestar um atendimento de qualidade às mulheres e promover a inclusão das pessoas com deficiência, a Secretaria da Mulher (Semu) promove uma oficina de capacitação com o Curso de Língua Brasileira de Sinais (Libras), para os servidores da pasta. As aulas estão previstas para iniciar no dia 9 de fevereiro, às 16h, com duração de três meses e carga horária semanal a ser definida.
A proposta da secretaria é de capacitar os colaboradores da Semu, especialmente os que atuam no atendimento ao público, para que possam se comunicar pela linguagem de sinais e facilitar a comunicação e o acesso à informação às mulheres surdas que procuram os serviços da pasta.
A capacitação será ministrada por Gladys Araújo, intérprete e instrutora de Libras, graduada em Técnica em Comunicação Assistiva. “O mais importante neste curso está no fato de que os servidores buscaram a capacitação voluntariamente, o que nos mostra uma mudança no comportamento das pessoas que tem um olhar diferenciado para as mulheres que buscam assistência e que tem algum tipo de deficiência, seja ela auditiva, visual, física ou intelectual”, ressaltou Gladys.
De acordo com a secretária da pasta, Fafá de Senhorinho, o processo de inclusão social das pessoas com deficiência inicia diante do olhar diferenciado do outro, que se dispõe a aprender uma língua diferente, para garantir a comunicação entre as partes. “É uma iniciativa importante, me sinto feliz em saber que nossa equipe está bastante envolvida e comprometida com o curso, interessadas em melhor atender a essas mulheres que apresentam deficiência auditiva e surdez, facilitando o acesso à informação para elas”, disse a gestora.
As aulas ocorrerão no auditório da sede da Semu, que fica localizada na Rua Goiás, n.º 79, Edifício Abrantes, no Centro.