Com o objetivo de capacitar ainda mais os servidores, a Secretaria do Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (Sedur) promoveu uma oficina sobre estratégias de educação ambiental, nesta segunda-feira (27/3). O encontro realizado no Pavilhão Genival Seixas, no Horto Florestal Linaldo da Silva, contou com a presença de 25 colaboradores da pasta.
Na abertura, a titular da Sedur, Andréa Montenegro, falou sobre a importância dos encontros formativos. “Esse é um momento que a gente executa na prática, o que planejamos para este ano de 2023, que são as capacitações para nossa equipe. Nós temos desenvolvido várias ações, que estão sendo elogiadas pela população e pela gestão, e a nossa preocupação é sempre oferecer o melhor para a comunidade e acreditamos que para isso, a equipe precisa ser treinada, estar capacitada”, concluiu.
Na oficina ministrada pela empresa Tríade Consultoria Ambiental, que atua nas áreas do meio ambiente, desenvolvimento e sustentabilidade, foram abordados assuntos sobre a importância dos espaços de educação ambiental, sensibilização, educação, integração com a natureza, experimentação e promoção de mudanças comportamentais. Além do uso do Storytelling nas atividades de educação ambiental e arco narrativo.
Na ocasião, Francisco Pimenta falou sobre o conceito de meio ambiente e as sete práticas interativas. “Educação ambiental é um conjunto formado de cultura humana, coisas não vivas e coisas vivas. Ela é feita de forma construtiva, de forma coletiva. Eu costumo dizer que, a educação ambiental é interação. E para isso existem sete práticas interativas, a percepção, persuasão, paradigma, perspectiva, princípios, precedentes e provocação”, destacou.
Para o coordenador do Núcleo de Comunicação da Sedur, Wash Malik, a capacitação foi positiva. “A capacitação de hoje vai nos habilitar a fazer o que a gente já vem fazendo ao longo desse período. Preparando nosso corpo colaborativo para levar o conteúdo de meio ambiente dentro da educação ambiental, como estratégias de fortalecimento das políticas públicas para as comunidades”, salientou.
O mesmo sentimento foi compartilhado pela gerente, Adine Damasceno. “O dia de hoje foi muito produtivo e de aprendizado, nós conseguimos sistematizar tudo aquilo que a gente aplica e vive no Horto Florestal. Foi um dia muito prático e também nos colocamos no lugar das pessoas que vivenciam esses momentos aqui. Ter esse treinamento nos capacita a trabalhar de forma mais autônoma com a educação ambiental, organizando tudo que a gente já faz diariamente nas atividades, tendo um respaldo maior”, destacou.








