Seduc promove encontro formativo com gestores de educação em tempo integral

Seduc promove encontro formativo com gestores de educação em tempo integral

Com o intuito de ofertar um suporte pedagógico cada vez mais direcionado e assertivo aos gestores escolares da Rede Pública Municipal de Ensino, a Secretaria da Educação (Seduc) iniciou, na manhã desta quarta-feira (12/4), no auditório do Hotel Vila Galé, uma série de diálogos formativos focados nos processos de aprendizagem dos estudantes. Neste primeiro encontro, a secretária da pasta, Neurilene Martins, reuniu diretores de escolas que ofertam ensino em tempo integral, momento em que foram abordadas especificidades e potencialidades deste diferencial, na perspectiva do fortalecimento das propostas pedagógicas.

Ao dar as boas-vindas aos gestores, a secretária evidenciou a importância de aprofundar as reflexões já propostas em outros encontros, no sentido de assegurar a continuidade dos processos de qualificação da educação pública, considerando os resultados das avaliações diagnósticas e o panorama dos índices de aprendizagem. “Esse é um momento de pausa e reflexão sobre as rotinas pedagógicas implementadas em nossas escolas, sobre os impactos dessas rotinas na evolução dos nossos alunos, sobretudo no contexto da alfabetização. Aqui, juntos, através desse diálogo, estamos fortalecendo as propostas pedagógicas e as condições estruturantes para o aprendizado dos nossos alunos”, descreveu Neurilene.

Coordenadora estadual do Programa Educar pra Valer, Lucidalva Bacelar falou sobre avaliação, formação e acompanhamento como componentes do modelo sistêmico de intervenção, no contexto da gestão educacional, compartilhando experiências de sua vivência profissional na articulação e mobilização de redes. “É importante que as escolas, para além do rito das avaliações institucionais do estado e do município, tenham seus próprios ritos de avaliação, cujos dados irão ajustando as práticas pedagógicas. As políticas públicas são definidas a partir de dados, eles nos permitirão utilizar instrumentos cada vez mais contextualizados”, explicou.

Os gestores aprovaram a iniciativa, tanto por oportunizar a troca de experiências dentro da rede, quanto pelas explanações e reflexões propostas durante o encontro. Miriam Lima, gestora da Escola Municipal Nossa Senhora Santana, localizada na comunidade quilombola de Cordoaria, exaltou a funcionalidade do encontro. “É um privilégio muito grande termos como formadora dessa ação, a própria secretária da Educação, que está extremamente envolvida e dedicada à implementação de uma educação em tempo integral cada vez mais efetiva. Esse encontro nos motiva a qualificar a nossa atuação e otimizar nossa rotina para obtermos melhores resultados”, avaliou.

Os encontros formativos continuam com mais dois grupos de gestores escolares, sendo um ainda na tarde desta quarta-feira (12/4), das 13h às 17h, e o outro na manhã da quinta-feira (13/4), das 8h às 12h, reunindo gestores escolares cujas unidades de ensino serão alvo de ações estratégicas para avanços nos índices de aprendizagem dos estudantes. Ao todo, 50 diretores escolares participam do ciclo de diálogos pautados no desafio de reimaginar os tempos e espaços educativos.

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