Fato Verdade

Governo do Rio Grande do Sul decreta situação de calamidade pública após ciclone

Governo do Rio Grande do Sul decreta situação de calamidade pública após ciclone

Decreto tem validade de 180 dias a partir da publicação

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), assinou, nesta quarta-feira (6), o decreto de situação de calamidade pública por conta da passagem do ciclone extratropical pelo estado.

O decreto tem validade de 180 dias, a partir da publicação, e ocorre em decorrência da catástrofe climática ocorrida entre os dias 3 e 6 de setembro.

O Rio Grande do Sul vive uma das piores tragédias climáticas da história. Até o momento, de acordo com a Defesa Civil gaúcha, 37 pessoas morreram. Outras nove continuam desaparecidas.

Outras 2.319 estão desabrigadas e 3.575 desalojadas. Ao todo, quase 57 mil pessoas foram afetadas de forma direta ou indireta pela passagem do ciclone.

Na manhã de hoje, Leite sobrevoou regiões afetadas, junto com o ministro do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, e o ministro-chefe da Secretaria de Comunicação (Secom), Paulo Pimenta. Leite também conversou, por telefone, com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) que se solidarizou com o caso.

Ainda há estado de alerta, por muitos rios da região do Vale do Taquari estarem com cotas de inundação. O rescaldo do acumulado de precipitação também deve chegar no rio Guaíba, que banha a Grande Porto Alegre, durante a quinta-feira (7).

Fonte: CNN Brasil

administrator

Related Articles

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *