Mais de 70 cidades baianas seguem sob alerta de chuvas intensas na manhã desta segunda-feira (7). O aviso emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) termina às 10h e inclui parte do litoral e interior do estado.
A previsão é de chuva entre 20 a 30 mm/h ou até 50 mm/dia – já é considerada forte a partir de 10 mm/h. Há baixo risco de alagamentos e pequenos deslizamentos, em cidades com tais áreas de risco.
Os principais municípios afetados são: Salvador, Feira de Santana, Camaçari, Lauro de Freitas, Simões Filho, Alagoinhas, Ilhéus, Santo Antônio de Jesus e Valença (confira lista completa abaixo).
A orientação do Inmet é evitar enfrentar o mau tempo, observar alteração nas encostas e evitar usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.
Em Salvador, o registro de chuvas ultrapassou 100mm em diversos bairros nas últimas 72h, a exemplo do Barro Duro – onde os termômetros ainda bateram 19,5°C na sexta-feira (4) -. São Marcos e Brotas.
O diretor geral da Defesa Civil de Salvador (Codesal), Sosthenes Macedo, informou que a equipe está em regime de plantão e há chances de deslizamentos de terras. Em caso de emergência é possível acionar a Defesa Civil (telefone 199) e o Corpo de Bombeiros (telefone 193).
Veja cidades sob alerta:
Acajutiba, Água Fria, Alagoinhas, Amélia Rodrigues, Aporá, Araçás, Aramari, Aratuípe, Aurelino Leal;
Cachoeira, Cairu, Camaçari, Camamu, Candeias, Cardeal da Silva, Catu, Conceição da Feira, Conceição do Jacuípe, Conde, Coração de Maria, Crisópolis;
Dias d’Ávila, Dom Macedo Costa;
Entre Rios, Esplanada;
Feira de Santana;
Gandu;
Ibirapitanga, Igrapiúna, Ilhéus, Inhambupe, Irará, Itacaré, Itanagra, Itaparica, Itapicuru, Ituberá;
Jaguaripe, Jandaíra;
Laje, Lauro de Freitas;
Madre de Deus, Maragogipe, Maraú, Mata de São João, Muniz Ferreira, Muritiba;
Nazaré, Nilo Peçanha, Nova Soure;
Olindina, Ouriçangas;
Pedrão, Piraí do Norte, Pojuca, Presidente Tancredo Neves;
Rio Real;
Salinas da Margarida, Salvador, Santo Amaro, Santo Antônio de Jesus, São Felipe, São Félix, São Francisco do Conde, São Gonçalo dos Campos, São Sebastião do Passé, Sátiro Dias, Saubara, Simões Filho;
Taperoá, Teodoro Sampaio, Teolândia, Terra Nova;
Ubaitaba, Uruçuca
Valença, Vera Cruz;
Wenceslau Guimarães;