Fato Verdade

Barroso rebate Trump e defende STF em carta aberta contra tarifas

Barroso rebate Trump e defende STF em carta aberta contra tarifas

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, quebrou o silêncio nesse domingo (13) ao publicar a carta “Em Defesa da Constituição, da Democracia e da Justiça”, na qual comenta a recente medida anunciada pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que impôs uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros.

Barroso destacou que a responsabilidade por respostas imediatas diante de decisões como essa é do Poder Executivo, especialmente da diplomacia nacional, e não do Judiciário. “Ainda no calor dos acontecimentos”, escreveu o ministro, “cabia ao Executivo conduzir as reações políticas”.

No entanto, após a reação inicial do governo, Barroso afirmou ser seu papel, como líder do Judiciário, trazer uma visão ponderada sobre os eventos recentes no Brasil.

“Passada a reação inicial, considero de meu dever, como chefe do Poder Judiciário, proceder à reconstituição serena dos fatos relevantes da história recente do Brasil e, sobretudo, da atuação do Supremo Tribunal Federal”, afirmou.

No documento, o ministro relembrou julgamentos importantes da Corte, como o processo envolvendo uma tentativa de golpe de Estado ligada ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), decisões que envolvem plataformas digitais e até mesmo o período da ditadura militar. Ele ressaltou que, atualmente, “não se persegue ninguém” no país.

Barroso ainda avaliou que a decisão do governo americano de sobretaxar produtos do Brasil se apoia em uma leitura equivocada da realidade. Ao justificar a medida, Trump alegou que ministros brasileiros estariam promovendo censura e atacando Bolsonaro, crítica que o presidente do STF considera infundada.

(Foto: STF)

administrator

Related Articles

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *