Fato Verdade

Governo Trump confirma tarifa sobre Brasil em 1 de agosto: ‘sem adiamentos’

Governo Trump confirma tarifa sobre Brasil em 1 de agosto: ‘sem adiamentos’

O governo dos Estados Unidos confirmou que entrará em vigor no dia 1º de agosto o novo pacote de tarifas sobre importações de diversos países — incluindo o Brasil. A informação foi dada neste domingo (27) pelo secretário de Comércio, Howard Lutnick, durante entrevista à emissora Fox News e replicada nas redes sociais pela Casa Branca.

“Sem prorrogações, sem mais períodos de carência — em 1º de agosto, as tarifas serão definidas. Elas entrarão em vigor. A Alfândega começará a arrecadar o dinheiro”, afirmou o secretário.

Apesar do tom definitivo, Lutnick destacou que o governo norte-americano permanecerá aberto a diálogo. “As pessoas ainda poderão falar com o presidente Trump. Ele está sempre disposto a ouvir. Se elas poderão fazê-lo feliz ou não é outra questão… Mas ele está sempre disposto a negociar”, pontuou.

As tarifas fazem parte de uma estratégia do presidente Donald Trump para pressionar países considerados “injustos” com os EUA a abrirem seus mercados.

Em um evento recente em Washington, Trump revelou que as alíquotas variam entre 15% e 50%, dependendo do país. “Em alguns casos, é 50% porque o relacionamento não tem sido bom com esses países. Então apenas dissemos: ‘vão pagar 50’. E é isso”, disse ele.

O Brasil foi incluído formalmente entre os alvos. No início de julho, o republicano enviou uma carta a Luiz Inácio Lula da Silva informando que todos os produtos brasileiros exportados para os EUA sofrerão uma tarifa de 50%.

Na correspondência, Trump justificou a medida com críticas ao Supremo Tribunal Federal brasileiro, alegando censura contra plataformas de mídia social norte-americanas.

“[Isso ocorreu] como demonstrado recentemente pelo Supremo Tribunal Federal do Brasil, que emitiu centenas de ordens de censura SECRETAS e ILEGAIS a plataformas de mídia social dos EUA, ameaçando-as com multas de milhões de dólares e expulsão do mercado de mídia social brasileiro”, escreveu ele.

O presidente americano ainda mencionou Jair Bolsonaro, dizendo que o ex-líder brasileiro está sendo alvo de uma “caça às bruxas”.

A União Europeia também foi mencionada por Lutnick como parte das tratativas. Segundo o secretário, o bloco europeu precisará abrir mais espaço para produtos americanos se quiser ver as tarifas de 30% retiradas.

(Foto: reprodução redes sociais; Fonte: G1)

administrator

Related Articles

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *