Fato Verdade

Câmara aprova em segundo turno projeto que proíbe cobrança por sacolas plásticas em supermercados

Câmara aprova em segundo turno projeto que proíbe cobrança por sacolas plásticas em supermercados

Durante a 9ª Sessão Ordinária da Câmara de Camaçari, realizada na manhã desta terça-feira (09/09), os vereadores aprovaram, em segundo turno, o Projeto de Lei Nº 89/2025, que proíbe a cobrança de valores por sacolas plásticas para empacotamento das mercadorias dos consumidores nos supermercados, hipermercados, atacadistas e varejistas instalados no município de Camaçari.

O PL veio ao plenário acompanhado de pareceres favoráveis da Comissão de Constituição e Justiça, da Comissão de Defesa do Consumidor e Contribuinte e da Comissão de Meio Ambiente e Turismo. Com a aprovação, o PL segue para o Poder Executivo Municipal. Se sancionado, será proibido cobrar por sacolas plásticas em estabelecimentos de grande e médio portes da cidade.

O projeto é de autoria do vereador Jackson Josué (União), que considera a ação abusiva. “A cobrança por sacolas plásticas é abusiva porque transfere ao consumidor o ônus de sua atividade econômica. Em outras cidades em que estão instaladas, determinadas redes atacadistas não cobram por sacolas plásticas, mas em Camaçari cobram o valor de R$ 0,25, o que nos faz questionar qual a isonomia da cobrança por parte de tais estabelecimentos”, argumentou.

Também em destaque estiveram pedidos voltados para melhorias e avanços na área de educação. Um exemplo foi a aprovação da Indicação Nº 924/2025, apresentada pelo vereador Dr. Elias Natan (PSDB), que solicitou ao Executivo Municipal a criação do projeto escola aberta aos finais de semana.

Outra matéria importante aprovada foi a Indicação Nº 919/2025, de autoria do vereador Kaique Ara (PT), que solicita a criação do Programa Conexão Segura: Educação e Prevenção à Violência Digital, a ser implementado nas escolas da Rede Municipal de Ensino. “Sabemos o quanto é importante garantir a segurança das nossas crianças nas redes sociais e na internet. Essa indicação visa garantir essa segurança, formando os integrantes da rede pedagógica para que possam proteger nossas crianças no meio digital”, reforçou.

Comissão de Saúde – Em reunião nesta terça-feira (09/09), a Comissão de Saúde aprovou o Projeto de Lei Nº 65/2025, de autoria do vereador Manoel Jacaré (PP), que institui a Política Municipal de Humanização do Luto Materno e Parental no município.

A reunião foi conduzida pelo presidente da Comissão, vereador Dr. Elias Natan (PSDB), e contou com a presença do relator, vereador Maurício Qualidade (União), que participou virtualmente, e da vereadora Sales de Val Estilos (PSD), que é membro do colegiado. 

administrator

Related Articles

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *