Foto: Sesab
O Hospital Universitário Professor Edgard Santos (Hupes) e a Maternidade Climério de Oliveira (MCO) participaram, neste sábado (13), do maior mutirão da história do Sistema Único de Saúde (SUS). As duas unidades, vinculadas à Universidade Federal da Bahia (UFBA) e à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), integraram a mobilização nacional “Dia ‘E’”, dentro do projeto Ebserh em Ação – Agora Tem Especialistas. Foram mais de 30 mil atendimentos em todo o país, com a Bahia registrando 3.600 procedimentos, o maior volume entre os estados.
O subsecretário da Saúde da Bahia, Paulo Barbosa, acompanhou a ação de perto e destacou a importância da mobilização. “São ações concretas como essa que tornam realidade levar a atenção especializada às pessoas que precisam. Esta é a meta do presidente da República, que também se torna a meta do Governo do Estado em um esforço conjunto que mobiliza a todos para o bem-estar da população”, afirmou.
No Hupes, foram 1.600 procedimentos, incluindo cirurgias gerais, oncológicas, plásticas, cardíacas, urológicas, pediátricas, além de exames como tomografias, ressonância magnética, densitometria óssea e raio-x. Já na Maternidade Climério de Oliveira, outros 2.000 procedimentos foram realizados, entre consultas com especialistas, exames laboratoriais e de imagem, além de atendimentos multiprofissionais. Todos os serviços seguiram a ordem da fila estabelecida pela regulação da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), pela própria regulação hospitalar e pela marcação de demanda espontânea feita previamente.
A iniciativa integra o programa Agora Tem Especialistas, que tem como meta zerar as filas do SUS e ampliar em 40% a produção de cirurgias eletivas neste ano. Na Bahia, a Sesab, em parceria com o Ministério da Saúde, vem ampliando a rede de cuidados com mais profissionais, infraestrutura e iniciativas como a expansão dos horários das policlínicas regionais e a Feira Saúde Mais Perto, que leva assistência itinerante a todas as regiões do estado.