Fato Verdade

Programa leva alunos da rede municipal ao esporte e convivência nos clubes

Programa leva alunos da rede municipal ao esporte e convivência nos clubes

Foto: Jefferson Peixoto / Secom PMS

Cerca de 700 estudantes da rede municipal de ensino de Salvador participam semanalmente de atividades esportivas gratuitas oferecidas por meio do programa Salvador Social Clube. A iniciativa, conduzida pela Prefeitura em parceria com clubes sociais da cidade, foi renovada por mais um ano e segue promovendo a inclusão, o desenvolvimento social e a formação de jovens por meio do esporte.

Voltado especialmente para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, o programa transforma clubes privados em espaços de cidadania, garantindo acesso a atividades que antes estavam fora da realidade de muitos desses jovens. Com o uso das estruturas esportivas de alto padrão oferecidas pelos clubes, os estudantes têm a oportunidade de desenvolver habilidades físicas, emocionais e sociais em ambientes seguros e estimulantes.

O Salvador Social Clube é coordenado pelas secretarias da Educação (Smed), da Fazenda (Sefaz) e da Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), e funciona em modelo de cooperação. Os clubes cedem espaço e professores para as aulas esportivas, enquanto recebem, em contrapartida, isenção de impostos municipais. Além do acesso às práticas esportivas, os alunos também recebem transporte até os locais das atividades, uniforme completo, lanche e, em modalidades específicas, até protetor solar.

As atividades ocorrem duas vezes por semana e abrangem uma variedade de modalidades, como vela, canoagem, stand-up paddle, vôlei de praia, jiu-jitsu, futebol, futvôlei, natação, karatê, tênis, ginástica rítmica e basquete. A diversidade de esportes permite que os estudantes descubram novas habilidades, interesses e, em alguns casos, até potenciais carreiras.Segundo o secretário da Sempre, Júnior Magalhães, o impacto do programa vai muito além das quadras e campos. “Às vezes, esse é o primeiro contato da criança com o esporte e com o ambiente de um clube social. E, através do acompanhamento feito pelas escolas, só temos bons relatos: redução da evasão escolar, melhora na disciplina e fortalecimento da convivência social, familiar e comunitária”, destacou.

Outro diferencial do programa, segundo o professor de stand-up paddle do Yacht, José Augusto Pinto de Carvalho, é o contato direto com o meio ambiente. “Aqui no mar, eles aprendem mais do que esporte. Aprendem navegação, responsabilidade ambiental, disciplina e resiliência. Isso forma não só atletas, mas cidadãos conscientes”, explicou.ALCANCE – Além do Yacht Clube da Bahia, outros oito clubes sociais atuam como parceiros do Salvador Social Clube: Centro Cultural e Recreativo Hispano Galego (Centro Espanhol), Clube Baiano de Tênis, Associação Atlética da Bahia, Clube dos Empregados da Petrobras, Costa Verde Tênis Clube, Clube Recreativo Campomar, Associação dos Empregados da Paranapanema e Esporte Clube Vitória.Entre as escolas com alunos matriculados no programa estão unidades como Teodoro Sampaio, Osvaldo Cruz, São Domingos Sávio, Hercília Moreira, Casa da Amizade, Santa Terezinha do Chame-Chame, Senhora Santana e Senador Antônio Carlos Magalhães, entre outras da rede municipal.A expectativa da gestão municipal é ampliar ainda mais o alcance do Salvador Social Clube nos próximos anos, tanto em número de estudantes atendidos quanto na oferta de modalidades, sempre com foco no fortalecimento da educação, da inclusão social e da cidadania

administrator

Related Articles

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *