Fato Verdade

Exposição “Narrando Camaçari em Pintura” está em cartaz no Centro Cultural Vila de Abrantes

Exposição “Narrando Camaçari em Pintura” está em cartaz no Centro Cultural Vila de Abrantes

O Centro Cultural Vila de Abrantes, localizado na Rua da Matriz do distrito, recebe a exposição “Narrando Camaçari em Pintura”, do artista plástico Neto Casanova, o qual convida o público para uma jornada visual pela rica história do município. A visitação pode ser feita até a próxima sexta-feira (10), de 8h às 12h e das 13h às 17h.

O projeto recebe apoio financeiro do Governo Federal, através do Ministério da Cultura (MinC), via Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB); e da Secretaria de Cultura (Secult), por meio da Prefeitura de Camaçari.

Através de oito telas, a mostra artística narra a trajetória da cidade, começando pelas origens e a presença dos povos nativos, passando pelo marco do Polo Industrial, chegando aos pontos culturais que definem a identidade de Camaçari. “Tinha essa vontade de retratar a cidade. Então pesquisei sobre a história daqui e, a partir disso, fiz os quadros que mostram símbolos importantes, como o samba de roda, os povos Tupinambás, lavadeiras, operários, dentre outros”, destacou Casanova.

Ainda integrando o projeto, também no Centro Cultural Vila de Abrantes, será realizada na quinta-feira (9), das 14h às 15h, uma oficina artística voltada para crianças de 5 a 11 anos. Na oportunidade, os alunos aprenderão sobre a preparação de tela e, em seguida, noções de pintura, por meio de observação.

Natural da cidade de Senhor do Bonfim (BA), Neto Casanova mora há 14 em Vila de Abrantes. Dedica-se às artes desde 1978 e já participou de diversos eventos culturais na cidade natal e região, além de exposições em Salvador e também em Camaçari, como, por exemplo, a mostra “Janela aberta para o sertão”, que esteve em cartaz na Cidade do Saber.

Casanova enfatizou a importância dos editais culturais na promoção artística. “É fundamental por ser uma ferramenta de divulgação e apoio aos fazedores de cultura, em especial aos das artes plásticas. Os editais têm também o importante poder de movimentar a cultura da cidade, ocupar os espaços e promover o acesso à arte para a população”, finalizou.

Foto: Juliano Sarraf

administrator

Related Articles

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *