Entre os assuntos tratados estão ferramentas e técnicas de comunicação e marketing, capacitando os participantes para captação de clientes ou de recursos em editais públicos. É o que explicou o jornalista Paulo de Almeida Filho, um dos facilitadores da oficina. “O objetivo é passar algumas orientações de como a comunicação pode ser útil, independente de como eles atuem, seja para o trabalho e até mesmo a nível pessoal. Não chegamos aqui com um pacote pronto, ou seja, a ideia é ouvir e entender o público, fazendo o direcionamento a partir disso”, afirmou o profissional, que atua com comunicação comunitária voltada para o terceiro setor, consultoria para organizações não governamentais (ONGs), coletivos, dentre outros.
A atividade também é ministrada por Cintia Matos, especialista em Comunicação Comunitária, web designer, assessora de comunicação e gestora de redes digitais, atuando na Afro TV. Ela falou sobre os assuntos abordados na oficina. “Vamos tratar sobre comunicação estratégica e marketing digital, e dentro disso trataremos diferentes pontos, como, por exemplo, elaboração de portfólio e currículo, como utilizar as redes digitais, dentre outros, de maneira teórica e prática”, detalhou.
Entre as participantes, Eugênia Carvalho, 56 anos, ressaltou a expectativa com a capacitação. “Tenha uma hospedaria em Itacimirim e vim em busca de conhecimento para que possa aplicar em meu trabalho, agregando valores ao serviço que ofereço. Estou aqui com muita alegria, pois acredito que trará ganho para a nossa vida de forma geral”.
Quem também aproveitou a oportunidade para adquirir novos aprendizados foi a pedagoga Adnete Bispo, 57 anos, moradora de Salvador, mas que está passando uma temporada em Barra do Pojuca, onde a mãe dela reside. “A educação precisa ser continuada, por isso resolvi participar. Também tenho interesse em publicar um livro, então essa é uma oportunidade de saber mais sobre o marketing digital, o que vai fazer com que esta futura obra pessoa chegar a um número maior de pessoas”, enfatizou.
Para a gestora do CCBP, Rosani Souza de Oliveira, a iniciativa é importante para a localidade, com destaque à descentralização das oportunidades. “Fico feliz em o nosso centro cultural poder receber essa ação que traz contribuição significativa para a comunidade. Nos dias atuais, uma atividade que aborda o tema da comunicação é de extrema importância em qualquer setor”, ressaltou.
Ao todo, foram ofertadas 30 vagas para a Oficina de Comunicação Estratégica e Marketing Digital. Ao final do encontro, os participantes receberão certificados, com carga horária de 6h.
Fotos: Patrick Abreu