Fato Verdade

Servidores dos SUAS participam de encontro com foco em capacitação

Servidores dos SUAS participam de encontro com foco em capacitação

Para dar início ao diálogo com os servidores que participarão dos cursos de capacitação para trabalhadoras e trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) de Camaçari, foi realizado um encontro nesta quinta-feira (23), no auditório da Secretaria de Governo (Segov). Esta é uma ação de planejamento realizada por meio da parceria entre a Prefeitura, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedes), e a Universidade Federal da Bahia (Ufba).

A diretora de Gestão do SUAS, Telma Freitas, que representou a titular da Sedes, Jeane Gleyde, falou do compromisso da gestão com a formação dos servidores. “A Sedes vem buscando melhorar e qualificar o atendimento dos serviços e essa parceria com a Ufba é uma maneira também de a gente reforçar essa necessidade. O governo entende que só capacitando os profissionais vamos poder ter um serviço qualificado de atendimento. Então, essa parceria é um primeiro momento para qualificar assistentes sociais e técnicos de nível médio para que possamos alcançar cada vez mais essa qualidade no atendimento do serviço para o usuário”.

A ação tem, ainda, como objetivos: propiciar formação e capacitação de servidoras que atuam na política de seguridade social; contribuir para a implementação das ações do Plano Municipal de Educação Permanente no SUAS; ofertar cursos de curta duração para assistentes sociais, de modo a propiciar análise e intervenção nas expressões da questão social de forma relacional e interseccional raça/etnia, classe, gênero, sexualidades, geração, a fim de qualificar as ações profissionais; e consolidar a dimensão técnico-operativa da profissão.

A coordenadora do projeto é a professora doutora do curso de Serviço Social e do Programa de Pós-graduação em Serviço Social da Ufba, Adriana Férriz, que explicou a necessidade do encontro. “Hoje é a primeira atividade do projeto aqui em Camaçari, e vai ser um momento de ouvir os profissionais para, a partir dessa escuta, nós construirmos uma matriz pedagógica para executar os cursos no próximo semestre, no início do próximo ano”, finalizou, explicando que a ideia é que seja um curso de educação permanente.

A proposta é que sejam feitos dois cursos com carga horária de 40 horas, destinados aos profissionais de nível médio e assistentes sociais, subdividida em 28 horas presenciais e horas de atividades na modalidade educação a distância (EAD).

A coordenadora de Gestão do Trabalho da Sedes, Arielle Vidal, afirmou que o setor é responsável pela valorização do trabalhador institucional, daí a importância dos cursos de capacitação. “Então, sempre estamos buscando aprimoramento dos servidores, para que eles possam aproveitar. Isso também é muito novo, agora nessa gestão, temos esse olhar acolhedor com o servidor, que antes não tinha”.

Os profissionais que estão participando da capacitação são da Proteção Básica da Sedes, que é a área de prevenção da assistência social; e da Proteção Especial, que trabalha com violação. A princípio, serão 40 servidores de nível médio e 40 assistentes sociais.

Esse projeto surgiu pelo destaque que Camaçari teve no Programa de Pós-graduação da universidade, que tem alunas como Sheila Monteiro, 42 anos, e Camila Lima dos Santos, 33 anos, assistentes sociais do município,  com pesquisas voltadas para a política de assistências.

Sheila afirmou que, “acho que vai impactar positivamente na questão do desempenho e no desenvolvimento das atividades”, ao ser completada por Camila, que falou que “de uma forma crítica, construída em conjunto com os próprios trabalhadores, porque é a forma de metodologia que o projeto pensa. Então, essa forma de capacitar, mas contribuindo, sendo uma articulação no desenvolvimento conjunto”.

Neste primeiro momento ainda estavam presentes a equipe formadora do programa, que vai ministrar as aulas no próximo ano.

administrator

Related Articles

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *