Fato Verdade

Bruno Reis justifica reajustes para 2026

Bruno Reis justifica reajustes para 2026

Foto: Otávio Santos / Secom PMS


Por Henrique Brinco

O prefeito de Salvador, Bruno Reis (União), justificou os reajustes que entrarão em vigor na capital baiana em 2026 e apresentou um pacote de entregas de obras e equipamentos públicos previstos para o próximo ano. As declarações foram feitas durante coletiva de imprensa realizada no Festival Virada Salvador.

Além do reajuste na tarifa de ônibus, a gestão municipal anunciou a atualização de 4,46% no Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e na Taxa de Resíduos Sólidos Domiciliares (TRSD). Segundo o prefeito, os percentuais não representam aumento real, mas correções inflacionárias previstas em contrato e na legislação. Questionado sobre o transporte público, ele afirmou que a decisão não é uma prerrogativa direta do Executivo municipal. 

“Isso não depende do prefeito. Não é o prefeito que aumenta a tarifa, tem um contrato de concessão que foi realizado em 2013, como todos os contratos. É um reajuste, não é aumento. O reajuste é o quê? A inflação do período, uma fórmula que é utilizada. A partir de amanhã irei me debruçar sobre esse assunto. Está previsto em um contrato, assim como no Brasil todo. Quando chegar a data do contrato, será reajustado”, disse.

Sobre os demais tributos municipais, o prefeito reforçou que não houve criação de novos encargos. “Em relação aos demais tributos, não terá aumento. Não sei qual foi a inflação do período, vou me debruçar sobre isso, mas se for a inflação do período, terá um reajuste. É assim desde Thomé de Souza, todos os prefeitos que me antecederam foi assim. E quem vier me suceder também irá aplicar pelo menos o reajuste da inflação do período. Não tem nada de novo, não há um aumento novo. Não se criou nenhum tributo novo e isso precisa ficar claro”, afirmou.

Durante a coletiva, Bruno Reis também detalhou o cronograma de entregas previstas para 2026. A primeira deve ser o novo viaduto em frente ao Shopping da Bahia, na região do Iguatemi, com o objetivo de melhorar o fluxo em um dos pontos mais congestionados da cidade. Em abril, está prevista a inauguração da Maternidade e Hospital da Criança, que contará com uma UPA infantil.

O Centro de Controle Operacional de Salvador (CCO) tem entrega estimada para maio, podendo ser adiada para o início do segundo semestre, enquanto a Escola de Música e Sala de Espetáculos Letieres Leite deve ser concluída em julho. Ainda no primeiro semestre, até o dia 2 de julho, a prefeitura pretende iniciar as obras do teleférico do Subúrbio e do novo centro de convenções no Centro Histórico. Já a Arena Multiuso, prevista para outubro, terá capacidade para cerca de 16 mil pessoas, será climatizada e contará com tratamento acústico. 

administrator

Related Articles

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *