Música da banda La Mosca Tsé-Tsé teve mais de 1,5 milhões de plays no Spotify. Podcast g1 ouviu explica história da trilha da festa e de outros cantos que já impulsionaram o futebol argentino. ‘Muchachos’: hit da Argentina provoca Brasil, lembra Malvinas e virou nº1 na Copa
Montagem/g1
“Muchachos, ahora nos volvimos a ilusionar” bateu o recorde diário de audições do Spotify na Argentina. A música que se tornou o hino da vitória do país na Copa do Mundo foi ouvida mais de 1,5 milhão de vezes entre domingo e segunda-feira, disse o Spotify, maior marca da história do país.
O podcast g1 ouviu conta a história da música que virou hino da festa da Argentina e também de outros cantos que já impulsionaram o futebol do país. Ouça abaixo:
O hit dos argentinos nesta Copa é a cara deles: dramático, sem esconder as dores nem perder a esperança.
A letra provoca o Brasil por causa da Copa América de 2021, mas lembra as próprias derrotas no futebol e até na Guerra das Malvinas. O amor a Maradona é tanto que se estende aos pais, Dom Diego e Tota.
Veja o vídeo com a letra traduzida e conheça a história da canção abaixo.
A origem de ‘Muchachos’
Conheça a música que virou o hino da torcida da Argentina na Copa do Catar
A música original é da banda argentina La Mosca Tsé-Tsé. Ela foi lançada em 2003 com o título “Muchachos, esta noche me emborracho”.
O ritmo se aproxima da murga rioplatense, estilo local, e lembra também o samba-reggae brasileiro. Nas ruas de Buenos Aires, poderia ser chamado, de forma vaga, de “batucada”.
O início dos anos 2000, quando a música original saiu, foi a época de maior sucesso da banda que mistura ska, cumbia, merengue e rock, também chamada de La Mosca.
A letra sobre bebedeira chegou aos estádios de futebol e foi adotada especialmente pela torcida do Racing, com letra alterada para provocar o rival, Independiente.
Letra de torcedor
Banda argentina La Mosca Tsé-Tsé
Divulgação
A versão que estourou no Catar tem data de nascimento: 9 de setembro de 2021. Fernando Romero, um professor argentino de 30 anos, torcedor do Racing, foi ao estádio Mâs Monumental tentar ver Argentina x Bolívia pelas eliminatórias da Copa.
Ele e mais quatro amigos não tinham ingresso para o jogo, mas foram entrevistados pelo canal TyC Sports e cantaram a nova versão que criaram para “Muchachos”.
Mesmo sem ingressos, eles estavam empolgados, pois a Argentina tinha acabado de ganhar seu primeiro título em 28 anos: a Copa América, em cima do Brasil, no Maracanã.
O vídeo com a letra que provoca os brasileiros e fala em esperança para o tricampeonato mundial com Messi viralizou e foi adotado pela torcida argentina.
Relembre o hit argentino de 2014, ‘Decime qué se siente’
Arquibancadas e vestiário
Messi comemora classificação da Argentina
Ricardo Mazalan/AP Photo
A banda regravou a música com o novo título “Muchachos, ahora nos volvimos a ilusionar” (“Amigos, agora voltamos a ter esperança”) e deu crédito de coautoria a Fernando Romero. Ele e os amigos participaram do clipe, lançado em 11 de novembro.
A música virou a mais cantada pelos torcedores argentinos nos estádios do Catar. Depois do jogo do México, os jogadores da Argentina também cantaram no vestiário.
“Muchachos” virou um hino extraoficial: no final das partidas, os jogadores se juntavam em frente à torcida e todos cantavam juntos.
‘Derrotas, dor e esperança’
Torcedores da Argentina antes de jogo contra a Croácia no Catar
REUTERS/Molly Darlington
Messi disse ao jornal esportivo argentino “Olé” que a música virou sua preferida e que ele canta com seus companheiros em todas as prévias dos jogos.
“Que Messi cante essa música é como um orgasmo”, disse Guillermo Novellis, 62 anos, vocalista do La Mosca Tsé-Tsé, ao jornal “Clarín”.
O cantor e coautor da música original considera a letra feita pelo torcedor em 2021 melhor que a dele de 2003: “Fala de derrotas, das Malvinas, de dor e de esperança. De Diego que está no céu. É bonita.”
- Campinas recebe 1º alerta sonoro da Defesa Civil sobre chuvas no estado
- Chuvas intensas derrubam ponte em município do Espírito Santo
- Ibama apura impacto de carga tóxica no Rio Tocantins após desabamento de ponte
- SP continua com risco de temporais neste sábado, aponta Climatempo
- Cerca de 300 mil clientes seguem sem energia na Grande SP, diz Enel
- Santos anuncia técnico Pedro Caixinha para 2025
- Jornal inglês elege Rodri como melhor do mundo; Vini Jr. é o segundo
- Copa Libertadores 2025: veja os confrontos das fases preliminares
- Melhor do mundo, Vini Jr marca e Real Madrid conquista a Copa Intercontinental
- Premiação de campeão argentino é menor que valor recebido pelo Santos na Série B
- Abastecimento de água é retomado de forma gradativa em Salvador e na região metropolitana após conclusão de obras
- Prédio de três andares desaba em Salvador
- Museu de Arte Moderna da Bahia abre nova exposição em celebração aos 100 anos de Mário Cravo Jr. em Salvador
- Festival de quadrilhas é atração no Arraiá Salvador
- Servidores municipais deflagram greve a partir desta segunda