Foto: Divulgação/Internet
O ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, anunciou neste domingo (28) que não haverá greve na aviação comercial no Brasil. A decisão foi tomada após um acordo firmado entre o Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA) e as empresas aéreas, com mediação do Tribunal Superior do Trabalho (TST).
Segundo o ministro, o entendimento assegura a normalidade das operações e a segurança dos passageiros em todo o país. Em nota, o Ministério dos Portos e Aeroportos destacou que as negociações ocorreram de forma “responsável e colaborativa”, com acompanhamento da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
Ainda de acordo com a pasta, o acordo prevê ajustes em pontos considerados relevantes das reivindicações trabalhistas, garantindo segurança jurídica e maior estabilidade para o setor aéreo.
O SNA havia convocado uma Assembleia Geral Extraordinária de Greve para esta segunda-feira (29), quando a categoria avaliaria a possibilidade de paralisação. A mobilização ocorreu após os aeronautas rejeitarem, em votação realizada na semana passada, a proposta apresentada pelas companhias aéreas para a renovação da Convenção Coletiva de Trabalho.


