Fato Verdade

Acredito que aprovação da reforma tributária influenciará próxima reunião do Copom, diz Lira

Acredito que aprovação da reforma tributária influenciará próxima reunião do Copom, diz Lira

Lira defendeu que a política tem dado “sinalizações” positivas à autoridade monetária; “todas as votações do Congresso visam um ambiente mais estável e seguro”, defendeu.

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), disse em entrevista a jornalistas nesta sexta-feira (7) acreditar que a aprovação da reforma tributária influenciará decisões da próxima reunião do Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom).

“A avaliação externa é de satisfação de o Brasil ter conseguido votar, no Congresso Nacional, uma matéria dessa importância. Acredito que ela vai influenciar, não tenho dúvidas, na sinalização da próxima reunião do Copom”, disse.

A próxima reunião do Copom está marcada para o mês de agosto. O mercado precifica que o encontro trará o início do ciclo de cortes na taxa Selic (em 13,75% desde agosto de 2022).

Lira defendeu que a política tem dado “sinalizações” positivas à autoridade monetária. “Todas as votações do Congresso visam um ambiente mais estável e seguro, com segurança jurídica, desburocratização, simplificação”, defendeu.

Sobre a reforma tributária, o presidente da Câmara disse esperar que o Senado implemente mudanças ao texto. Para Lira, durante a tramitação na Casa Alta, a tendência é de que os consensos ao redor do texto se fortaleçam.

Carf e marco fiscal
Já em relação às outras pautas de interesse do governo, o parlamentar não descartou votar o projeto de lei do Conselho de Administração de Recursos Fiscais (Carf) e o marco fiscal antes do recesso.

Na tarde desta sexta-feira, Lira se reúne com líderes e relatores para decidir o andamento da agenda. O PL do Carf, tramitado em regime de urgência e com prazo expirado, trava a pauta da Casa.

“No começo da semana, eu disse que iríamos usar a semana de segunda a sexta e que na hora que tivéssemos votos as matérias iriam a plenário. A reforma foi, e vamos conversar para concluir essas outras que tem quórum infinitamente mais fácil”.

A reforma tributária, uma PEC, precisava de 308 votos para aprovação. O PL do Carf (projeto de lei ordinária) e o marco fiscal (projeto de lei complementar) pedem maioria simples (257 votos).

Fonte: CNN Brasil

administrator

Related Articles

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *