Fato Verdade

Agentes culturais devem realizar atualização cadastral em novo Mapa Cultural

Agentes culturais devem realizar atualização cadastral em novo Mapa Cultural

O Mapa Cultural, plataforma livre, gratuita e colaborativa de mapeamento do segmento em Camaçari, foi atualizado pela Secretaria da Cultura (Secult) e ganhou um novo endereço: http://mapacultural.camacari.ba.gov.br/. Com o mecanismo, o próprio cidadão, agente cultural, seja ele produtor, artista, espaço/instituição cultural ou investidor, é colaborador e responsável pelas informações culturais do município. Por isso, é fundamental que os agentes realizem o cadastramento e, para aqueles que já estavam cadastrados na antiga plataforma, é necessário fazer a atualização de dados. Essas informações serão disponibilizadas para todo o Brasil, criando oportunidades para os artistas.

A partir do cadastro, fica mais fácil participar dos editais de fomento às artes da prefeitura e também divulgar seus eventos, espaços ou projetos. Os dados adicionados são de fundamental importância na construção de um Sistema de Indicadores Culturais de Camaçari, que é uma base importante para definir as políticas públicas para o desenvolvimento da cultura na cidade. Além disso, para os amantes da cultura, é uma opção para se programar e conhecer as opções culturais que o município oferece, como shows musicais, espetáculos teatrais e de dança, festivais, manifestações populares, entre outras.

Novidades
Com a atualização, o Mapa Cultural passou a ser gerido pela Secult, além de ganhar um novo visual e contar com uma nova funcionalidade: a aba “oportunidades”, onde os agentes culturais poderão se inscrever ou acessar o resultado de convocatórias como editais, oficinas, prêmios e concursos, além de criar o próprio formulário e divulgar uma oportunidade para outros agentes.

A página ainda possui as abas: “eventos”, onde é possível pesquisar eventos culturais nos campos de busca combinada e, para usuários cadastrados, incluir eventos para divulgá-los gratuitamente; e “agentes”, sendo possível a colaboração na gestão da cultura com informações próprias a partir do preenchimento do perfil de artistas, grupos, coletivos, bandas, instituições, empresas, gestores e produtores.

Na opção “espaços”, é possível procurar por espaços culturais incluídos na plataforma, acessando os campos de busca combinada, assim como cadastrar os espaços onde são desenvolvidas atividades artísticas e culturais. A aba “projetos” reúne projetos culturais ou agrupa eventos de todos os tipos, além de leis de fomento, mostras, convocatórias, editais criados e diversas iniciativas cadastradas pelos usuários da plataforma.

administrator

Related Articles

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *