Parte do nordeste do Rio Grande do Sul e sudeste de Santa Catarina, que inclui Florianópolis, deve ser região mais afetada
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta vermelho para fortes chuvas em uma parte da região Sul do Brasil, para esta quarta-feira (20).
O aviso de “grande perigo” foi divulgado na tarde desta terça-feira (19) e é válido, a princípio, até às 12h de hoje. O Inmet divide os alertas em três graus de severidade: perigo potencial (amarelo), perigo (laranja) e grande perigo (vermelho).
Uma parte do nordeste do Rio Grande do Sul e do sudeste de Santa Catarina, que inclui a capital Florianópolis, deve ser a região mais afetada.
O alerta prevê chuvas de mais de 60 mm por hora ou acima de 100 mm por dia. Há um grande risco para grandes alagamentos e deslizamento
s de encostas, assim como de transbordamento de rios.
A marca vermelha do Inmet ilustra a área do aviso para o grande acumulado de chuva. Veja abaixo.
Ao todo, 93 municípios podem ser afetados pela forte precipitação prevista para esta quarta-feira (20).
O Inmet ainda instrui a população a observar alterações nas encostas, permanecer abrigada em locais seguros e, em caso de inundações, desligar aparelhos elétricos e quadros de energia e proteger pertences pessoais da água em sacos plásticos.
Devido às chuvas e de uma frente fria na região, as cidades de Porto Alegre (RS) e Florianópolis (SC) devem apresentar as temperaturas mais baixas de hoje, segundo o instituto.
A previsão indica que a capital gaúcha tenha temperatura mínima de 16 °C, enquanto a capital catarinense registre mínima de 18 °C nesta quarta.
Fonte: CNN Brasil