A Profa. Mônica Araujo, Diretora do Centro Territorial de Educação Profissional da Região Metropolitana (CETEP-RM), informa que, pela primeira vez, alunos do Nordeste do Brasil foram selecionados para competirem no NASA Human Exploration Rover Challenge (HERC). E que, nesta equipe, estão dez estudantes dos Cursos Técnicos de Mecatrônica e Eletrotécnica do CETEP-RM. A HERC é uma das principais competições de engenharia da Agência Espacial Americana (NASA). Realizada anualmente no Centro Espacial e de Foguetes, em Huntsville, Alabama (EUA), a competição desafia equipes de todo o mundo a projetar, construir e operar rovers de exploração espacial, enfrentando terrenos complexos semelhantes aos da Lua e de Marte.
A equipe foi denominada como “Harpia Team”. Nossos estudantes foram selecionados para competir na modalidade Remote Controlled (RC), sendo a primeira equipe de escola pública, nordestina e baiana a participar do desafio. A equipe é composta por 12 estudantes de escolas públicas e privadas de Camaçari, sendo 10 alunos do Centro Territorial de Educação Profissional da Região Metropolitana (CETEP-RM) e os outros dois de escolas privadas do município de Camaçari. O time conta com suporte técnico e acadêmico do Superintendência de Educação Profissional (SUPROT), da Universidade Federal da Bahia (UFBA) Polo de Camaçari e do Centro Territorial de Educação Profissional da Região Metropolitana (CETEP-RM), com o apoio e deliberações da Diretora Mônica Araujo (CETEP-RM).
Os estudantes embarcam para os Estados Unidos no dia 4 de abril de 2025, onde disputarão a NASA HERC, em Huntsville, Alabama. Após a competição, seguirão para uma imersão acadêmica na Universidade de Maryland, entre os dias 15 e 19 de abril, onde terão contato com laboratórios de tecnologia, engenharia e sustentabilidade. Essa experiência faz parte da Expedição Bahia NASA 2025, que conecta exploração espacial e preservação ambiental, permitindo que os alunos estudem projetos de recomposição de corpos hídricos e gestão da água, relacionando esses temas ao impacto da ciência tanto na Terra quanto em futuras missões espaciais. O retorno ao Brasil está previsto para 21 de abril de 2025.
A equipe é coordenada por Aliane Grei (SEPLAN), Rafael Santana, Michell Tompson (Prof. do CETEP-RM), Elisabete Guedes (Profa. do CETEP-RM), Duwillami Arruda (Prof. do CETEP-RM) e Teobaldo Júnior, que lideram o projeto e orientam os estudantes no desenvolvimento do rover e nas etapas da competição.