Fato Verdade

Bahia realiza oficina estratégica para fortalecimento da Vigilância Sindrômica de Vírus Respiratórios

Bahia realiza oficina estratégica para fortalecimento da Vigilância Sindrômica de Vírus Respiratórios

Créditos: Sasab / Notícias

Esta semana, Salvador foi palco de uma importante iniciativa voltada ao fortalecimento da vigilância em saúde pública. A Oficina de Construção do Plano de Ação da Estratégia de Vigilância Sindrômica de Dados Assistenciais da Atenção Primária reuniu profissionais da Rede CIEVS e parceiros estratégicos para debater e planejar a expansão dessa ferramenta no território baiano. Promovida pela Coordenação-Geral do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CGCIEVS/DEMSP/SVSA/MS), em parceria com a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (SESAB), a atividade teve como foco a incorporação da Vigilância Sindrômica no contexto da Atenção Primária, vinculada ao Projeto AESOP (Alert-Early System of Outbreaks with Pandemic Potential), um sistema inovador que integra múltiplas fontes de dados para ajudar autoridades de saúde a identificar antecipadamente possíveis surtos, permitindo ações preventivas antes que a transmissão se intensifique, com base tecnológica no Centro de Integração de Dados e Conhecimentos para Saúde (Cidacs/Fiocruz Bahia).

A Bahia foi selecionada para descentralização assistida da estratégia, o que representa um avanço significativo na capacidade de detecção precoce de eventos de interesse em saúde pública.

Além da equipe da Rede CIEVS, participaram representantes estratégicos como a Coordenação de Gestão de Sistemas de Tecnologias de Informação e Comunicação na Saúde (CGTICS), o Diretoria de Atenção Básica (DAB), a Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVEP) e o Centro de Integração de Dados e Conhecimentos para Saúde (CIDACS/Fiocruz Bahia). A programação envolveu discussões técnicas, construção colaborativa de fluxos operacionais e definição de estratégias para o uso qualificado dos dados assistenciais da atenção primária como fonte de alerta para eventos de saúde pública, para posterior descentralização para os CIEVS Regionais.

A oficina reafirma o compromisso da Bahia com a inovação em vigilância em saúde e com a construção de respostas mais ágeis e integradas frente às emergências sanitárias.”

administrator

Related Articles

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *