Fato Verdade

Balão espião chinês tinha capacidade de monitorar sinais de comunicação, dizem EUA

Balão espião chinês tinha capacidade de monitorar sinais de comunicação, dizem EUA


EUA analisou material do balão, que apareceu nos céus do país na semana passada, após abatê-lo. Pequim alegou fins científicos, mas Washington afirmou se tratar de espionagem. Suposto balão espião da China sobrevoa os Estados Unidos
O Departamento de Estado dos Estados Unidos afirmou nesta quinta-feira (9) acreditar que o balão chinês que sobrevoou o território norte-americano na semana passada tinha capacidade de monitorar sinais de comunicação.
Washington alega que o balão, que apareceu misteriosamente nos céus de estados da costa oeste dos Estados Unidos, era um equipamento de espionagem. Pequim negou e alegou que o balão era usado para fins meteorológicos e científicos.
Dias depois, o balão foi derrubado por um caça das Forças Armadas dos Estados Unidos.
Com o material do balão em mãos, Washington iniciou uma investigação e, nesta quinta, disse ter constatado a capacidade de o balão captar sinais de comunicação no entorno de onde ele sobrevoa. Os Estados Unidos afirmaram ainda estar “convencidos” de que a fabricante do balão tem “relacionamento direto” com as Forças Armadas chinesas.
Nesta quinta, os EUA também afirmaram que a China realizou voos de vigilância semelhantes em mais de 40 países nos cinco continentes.
VEJA MAIS:
INFOGRÁFICO: Balão chinês é do tamanho de 3 ônibus e pode voar a altitude 3 vezes superior à rota de aviões comerciais
Imagem feita do solo mostra a parte de baixo do balão chinês durante atividade de caça americano para destruir o objeto
Chad Fish via AP
Marinheiros do Grupo 2 de Eliminação de Munições Explosivas recuperam destroços do misterioso balão chinês que foi derrubado pelos Estados Unidos na costa de Myrtle Beach, Carolina do Sul
U.S. Fleet Forces/U.S. Navy via Reuters

administrator

Related Articles

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *