Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
As apostas para o início do ciclo de queda dos juros pelo BC (Banco Central) em março ganharam mais força entre as instituições bancárias após o tom mais duro da autarquia na última reunião de 2025, mostrou pesquisa da Febrabran (Federação Brasileira de Bancos), divulgada nesta quinta-feira (1º).
O levantamento apontou que 70% dos bancos pesquisados acreditam no corte da Selic, atualmente em 15%, no encontro do Copom (Comitê de Política Monetária) de março. Antes, 54,5% acreditavam nessa possibilidade.
Em contrapartida, diminuiu a parcela de quem via o corte já em janeiro, passando de 45,5% para 30%.
A Pesquisa de Economia Bancária e Expectativas da Febraban ouviu 20 bancos entre 17 e 19 de dezembro.
Os juros estão mantidos em 15% desde junho, no maior patamar desde 2006. A expectativa dos mercados é pelo recuo dos juros a 12,25% ao fim deste ano, segundo o Boletim Focus.
“A principal questão agora parece ser qual velocidade o Copom conseguirá cortar os juros ao longo do ano. Por ora, as expectativas ainda são conservadoras e indicam uma trajetória moderada de corte dos juros, apesar do alto nível da Selic”, avalia Rubens Sardenberg, diretor de Economia, Regulação Prudencial e Riscos da Febraban.
Fonte: CNN Brasil


