País manteve o pódio pela 4ª vez consecutiva; Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central manteve a taxa básica de juros brasileira em 13,75%. A taxa básica de juros brasileira (Selic) não sobe desde junho do ano passado, mas o país continua no topo do ranking global de juros reais, segundo levantamento compilado pelo MoneYou e pela Infinity Asset Management.
Em decisão nesta quarta-feira (1º), o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central manteve a taxa básica de juros brasileira inalterada, em 13,75% ao ano.
Descontada a inflação esperada para os próximos 12 meses, de 5,75%, os juros reais ficaram em 7,38% – suficientes para manter o país no topo da lista, acima de México, Chile, Colômbia e Hong Kong.
Sede do Banco Central em Brasília
Raphael Ribeiro/BCB
A taxa de juros real é calculada com o abatimento da inflação prevista para os próximos 12 meses, sendo considerada uma medida melhor para comparação com outros países.
VEJA O RANKING ABAIXO:
Juros nominais
Considerando os juros nominais (sem descontar a inflação), a taxa brasileira se manteve na segunda posição – atrás apenas da Argentina, onde a taxa é de 75%, mas onde a hiperinflação derruba a taxa real.
Veja abaixo:
Argentina: 75%
Brasil: 13,75%
Hungria: 13%
Colômbia: 12,75%
Chile: 11,25%
México: 10,5%
Turquia: 9%
Rússia: 7,5%
África do Sul: 7,25%
República Checa: 7%
Polônia: 6,75%
Indonésia: 5,75%
Filipinas: 5,5%
Índia: 5,4%
Hong Kong: 4,75%
Estados Unidos: 4,75%
Canadá: 4,5%
China: 4,35%
Reino Unido: 3,5%
Nova Zelândia: 4,25%
Israel: 3,75%
Cingapura: 3,56%
Coreia do Sul: 3,5%
Austrália: 3,1%
Suécia: 3%
Malásia: 2,75%
Alemanha: 2,5%
Áustria: 2,5%
Bélgica: 2,5%
Espanha: 2,5%
França: 2,5%
Grécia: 2,5%
Holanda: 2,5%
Itália: 2,5%
Portugal: 2,5%
Taiwan: 1,75%
Dinamarca: 1,75%
Tailândia: 1,74%
Japão: -0,10%
Suíça: -0,75%
- São Paulo terá temporal de até 100 mm e ventos de até 100 km/km, diz Inmet
- Nova onda de calor aumenta temperaturas nesta semana; veja locais em alerta
- Em menos de um dia, Guarujá registra mais de 20% da chuva prevista no mês
- TO: Operação para implodir o que restou de ponte ocorre neste domingo (2)
- Prefeito corta fios e encerra fiscalização de velocidade no interior de SP
- Neymar tira foto com filho de Robinho após treino do Santos
- Botafogo é eliminado da Copinha após virada do Criciúma
- Copinha: Cruzeiro domina o Bahia e se classifica para quartas de final
- Palmeiras busca contratação de Claudinho, do Zenit
- Diretor do Corinthians é afastado do cargo; veja nota oficial
- Abastecimento de água é retomado de forma gradativa em Salvador e na região metropolitana após conclusão de obras
- Prédio de três andares desaba em Salvador
- Museu de Arte Moderna da Bahia abre nova exposição em celebração aos 100 anos de Mário Cravo Jr. em Salvador
- Festival de quadrilhas é atração no Arraiá Salvador
- Servidores municipais deflagram greve a partir desta segunda