Fato Verdade

Brasil poderá ter universidade no ponto mais ao norte do país

Brasil poderá ter universidade no ponto mais ao norte do país

No município de Oiapoque, Universidade Federal da Fronteira do Norte reforça a relação entre Brasil e Guiana Francesa, de acordo com relator

Uma proposta aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), do Senado, sugere a transformação do campus de Oiapoque da Universidade Federal do Amapá (Unifap) na Universidade Federal da Fronteira Norte (Unifron). A matéria agora seguirá para análise da Câmara.

O município de Oiapoque está no extremo norte do Amapá, na Amazônia brasileira, próximo à fronteira entre Brasil e Guiana Francesa.

A Unifab começou suas atividades em 1970, na época como Núcleo Avançado de Ensino (NEM), com vínculo a Universidade Federal do Pará (UFPA).

Em 2013, o Campus Norte (de Oiapoque), se transforma em Binacional, passando a ter uma direção geral e estrutura administrativa própria.

De acordo com o projeto, a nova Unifron, se a proposta for aprovada, oferecerá cursos de graduação e pós-graduação. Além de funcionar pelo desenvolvimento de pesquisas e reforço do desenvolvimento regional.

A partir da data de publicação da lei, todos os alunos que estiverem matriculados no campus serão direcionados a nova universidade.

O projeto, de autoria do senador Randolfe Rodrigues (sem partido), teve voto favorável do relator, senador Davi Alcolumbre (União-AP).

Para o relator, o texto representa mais uma forma de reforçar a relação entre Brasil e Guiana Francesa.

“Fazemos e faremos encontros para estreitarmos ainda mais as relações, benéficas para o Brasil e também para o Amapá”, afirma.

A instituição funcionaria de forma autônoma, mas vinculada ao Ministério da Educação. De acordo com o senador Randolfe Rodrigues, é preciso que o campus de Oiapoque seja mais autônomo para avanços na educação do estado.

*Com informações de Agência Senado

Fonte: CNN Brasil

administrator

Related Articles

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *