Brasília tem se firmado, cada vez mais, como um celeiro fértil de inovação do Brasil. Berço de grandes empresas inovadoras, a capital do país conta com 1,2 mil startups, como a Ideia Space, única do Brasil a ter enviado um satélite orbital para o espaço. Criada por quatro brasilienses com menos de 30 anos em 2022, a empresa oferece cursos focados na temática espacial para crianças, adolescentes e adultos, com o intuito de buscar soluções criativas e tecnológicas para diferentes problemáticas.
Nascido no Hospital Universitário de Brasília (HUB), um dos fundadores da startup, Leonardo Souza, 29 anos, foi o primeiro de sua geração na família a nascer na cidade, o que gerou um sentimento de pertencimento que reflete no trabalho desenvolvido na empresa. “A cidade faz parte da minha vida e da minha rotina. Fui criado no Entorno, na Cidade Ocidental, morei um tempo no Gama e hoje sou morador da Asa Norte. Estudei na UnB, onde tem laboratórios e projetos incríveis para quem quer seguir o caminho que segui”, ressalta. “Brasília é um dos principais polos de desenvolvimento que a gente pode ter no setor espacial brasileiro. Tive oportunidade de visitar empresas fora do Brasil, e tudo que eles têm dentro da empresa a gente tem nos laboratórios dentro da Universidade de Brasília”, acrescenta.
Um projeto social desenvolvido pelos quatro fundadores em uma casa de acolhimento no Distrito Federal inspirou a fundação de uma startup de educação focada na temática espacial. “Ministramos o curso para as crianças e, no início, perguntamos aos alunos o que eles queriam fazer quando crescessem. A maioria respondeu que queria ser policial, advogado ou delegado. No fim, perguntamos novamente, e todos eles passaram a acreditar que podiam se tornar engenheiros e cientistas”, conta Leonardo Souza.
Pelo menos 430 alunos de escolas públicas da capital do país foram contemplados com cursos de introdução à tecnologia espacial ministrados pela Ideia Space, graças a uma parceria com o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict).
Por meio dos cursos e soluções espaciais criadas, a startup atua como instrumento cultural transformador e emancipador. Lançar um satélite ao espaço era algo inimaginável para o morador do Itapoã Cauã dos Santos, 18 anos. O jovem conheceu a Ideia Space em agosto de 2024, quando os representantes da empresa foram ministrar o curso de educação espacial no Centro Educacional Darcy Ribeiro, do Paranoá, onde Cauã cursava o ensino médio. “Para mim, isso era uma coisa muito distante da minha realidade. Mas no meio do ano passado, eles foram à minha escola e trouxeram esse curso, que durou de agosto a dezembro”, relembra.
FONTE: CORREIO BRAZILIENSE