Camaçari será destaque nacional ao apresentar o projeto “Camaçari em SBN: Águas e Florestas para o Futuro” no Fórum de Líderes Locais da COP30, que acontecerá durante o C40 World Mayors Summit, de 3 a 5 de novembro, no Rio de Janeiro. A iniciativa será apresentada pelo titular da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (Sedur), Rodrigo Nogueira, e posiciona o município entre as cidades brasileiras que estão inovando em sustentabilidade por meio de Soluções Baseadas na Natureza (SBN).
O projeto integra o Programa Águas de Camaçari e exemplifica como os ecossistemas naturais podem ser aliados estratégicos no planejamento urbano. As SBN unem bem-estar social e conservação da biodiversidade, utilizando processos naturais para enfrentar desafios como escassez hídrica, enchentes e ilhas de calor.
Para Rodrigo Nogueira, a oportunidade reforça o papel de Camaçari como referência em inovação ambiental. “Representar Camaçari no C40 World Mayors Summit é uma grande responsabilidade e também uma oportunidade única de mostrar que cidades do porte de Camaçari podem, sim, liderar soluções inovadoras e inspirar outras regiões. Vamos apresentar nossos avanços, buscar parcerias estratégicas e reforçar que investir em soluções baseadas na natureza é investir no futuro da nossa população”, destaca o secretário.
O diretor de Meio Ambiente da Sedur, Diego Ramires, ressalta que o reconhecimento é fruto de um trabalho comprometido com a sustentabilidade. “O projeto ‘Camaçari em SBN: Águas e Florestas para o Futuro’ reflete nossa visão de integrar a conservação dos recursos naturais ao planejamento urbano e à qualidade de vida da população”, pontua.
A participação de Camaçari no evento é resultado do reconhecimento nacional conquistado pelos projetos da Sedur, que levaram o município a ser selecionado entre as 30 cidades brasileiras para a Incubadora de Projetos Solução Natureza. A iniciativa é promovida pela Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, em parceria com a rede global C40 Cities, o Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) e a Aliança Bioconexão Urbana.
Ao integrar a incubadora, Camaçari passa a contar com consultoria técnica especializada, capacitação e conexão com investidores nacionais e internacionais, fortalecendo sua capacidade de transformar boas ideias em ações concretas que promovam um futuro mais verde e resiliente.


