Fato Verdade

Camaçari TEC: 260 alunos iniciam capacitação profissional na área automotiva

Camaçari TEC: 260 alunos iniciam capacitação profissional na área automotiva

As aulas para os 260 alunos do Camaçari TEC já foram iniciadas. Os estudantes estão divididos entre os cursos de Eletrônica Embarcada Veicular, Pintor Automotivo, Operador de Produção Veicular, Mecânico Eletricista de Automóveis, Funileiro Automotivo e Soldador Automotivo. A iniciativa é promovida pela Prefeitura de Camaçari, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec), em parceria com o Governo do Estado e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

A coordenadora de Execução do Camaçari TEC, Valdeci Martins, destaca a importância dessa parceria. “Essa união é fundamental, pois reúne a experiência técnica do Senai na formação profissional com o compromisso da Prefeitura em promover oportunidades para a população local. Juntas, as instituições garantem que a capacitação seja direcionada às reais necessidades do mercado. A capacitação tem um papel essencial nesse momento de crescimento de Camaçari. Com a chegada de novas empresas, principalmente na área automotiva, o programa prepara os moradores para aproveitar essas oportunidades, fortalecendo a economia local e valorizando a mão de obra da cidade”, enfatiza.

Inicialmente, as turmas estão tendo aulas de soft skills, que são habilidades comportamentais, como explica a professora Fabiana Santos da Silva. “Então, essa unidade curricular vai preparar, principalmente, emocionalmente, os meninos para atuação dentro de uma fábrica, dentro de um ambiente de trabalho com diversidades, principalmente diversidades culturais. O que eu venho trabalhando com eles aqui é justamente a ética, o trabalho em equipe, a questão da comunicação ativa que a gente tem que ter”, afirma.

Aluno do curso de Soldador Automotivo, o morador do bairro Dois de Julho, Reinan dos Santos, 27 anos, fala sobre a escolha da formação. “Escolhi o curso pela oportunidade, primeiro, que a Prefeitura está dando a gente, por ser um curso de graça, que vai me qualificar e me agregar na área de trabalho. E pelas oportunidades que está tendo, trazendo para Camaçari a própria BYD, entre outras empresas que já trabalham com esse ramo, e uma forma também de crescimento, tanto profissional quanto pessoal”, diz ao contar, ainda, que a expectativa é conseguir um emprego na área e se qualificar mais.

Já a estudante de Mecânico Eletricista de Automóveis, Talita Leite, 33 anos, avalia as aulas iniciais. “Estão maravilhosas, estou gostando, a professora tem uma didática boa, os colegas também contribuem bastante com as experiências. E a gente está na expectativa para o mercado absorver, porque é uma mão de obra qualificada, todo mundo que está aqui é técnico e a gente está se qualificando para poder se inserir no mercado”, pontuou a moradora do Ponto Certo.

As vagas também contemplaram moradores da orla de Camaçari, como Ricardo Meneses, 53 anos, que vive em Jauá e cursa Funileiro Automotivo. “A funilaria já é uma área que eu já domino, conheço e já tenho uma vivência muito grande nela. Resolvi me profissionalizar e me capacitar mais”, disse ao contar que tem a expectativa de que o mercado de trabalho absorva pessoas com mais de 45 anos.

As aulas, que acontecem nos turnos matutino, vespertino e noturno, foram iniciadas no último dia 27 de outubro, e a previsão é de que sejam encerradas entre a segunda quinzena de dezembro e a primeira semana de fevereiro, a depender da carga horária. A seleção dos alunos ocorreu por meio do Edital de Concurso Público nº 001/2025.

O Camaçari TEC é destinado a moradores do município. Do total de vagas ofertadas, 50% são direcionadas a pessoas em busca do primeiro emprego, e os demais 50%, para quem busca recolocação no mercado de trabalho.

Foto: Juliano Sarraf

administrator

Related Articles

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *