Fato Verdade

Cerimônia neste sábado marca renovação do Selo Bandeira Azul para praias de Camaçari

Cerimônia neste sábado marca renovação do Selo Bandeira Azul para praias de Camaçari

Neste sábado (8), o hasteamento da Bandeira Azul marcará a renovação do selo internacional para a temporada 2025/2026 de duas praias de Camaçari: a da Espera, em Itacimirim, e do Paraíso, em Guarajuba, reconhecendo os esforços e atividades realizadas prezando a recuperação e conservação dos ambientes naturais. A primeira cerimônia acontece às 9h, na Rua 9, em Itacimirim; em seguida, às 10h, será a vez do hasteamento no Condomínio Paraíso, em Guarajuba.

Certificação socioambiental concedida anualmente a praias, marinas e embarcações de turismo, o Bandeira Azul é uma iniciativa da Foundation for Environmental Education (FEE) – Fundação para a Educação Ambiental na Europa, criada em 1985 na França. Com premiações iniciais em municípios europeus, a fundação se tornou internacional em 2001. No Brasil, o programa é operado pelo Instituto Ambientes em Redes (IAR) desde 2006.

Camaçari integra o programa desde 2019, quando a Praia Paraíso recebeu a primeira premiação. Em 2020, além da renovação da praia de Guarajuba, houve a premiação da Praia da Espera, em Itacimirim.

Atualmente, o município demonstra seu compromisso contínuo com a sustentabilidade costeira, com mais quatro praias em fase piloto para solicitar aprovação em 2026. A Secretaria de Turismo (Setur) atua como setor apoiador do Bandeira Azul em Camaçari, juntamente com os comitês gestores das praias, que são essenciais para a manutenção de muitos dos 33 critérios exigidos.

O Selo internacional é concedido por meio de inscrição e cumprimento rigoroso de critérios que prezam pela gestão sustentável de praias. Os critérios são avaliados anualmente por um Júri Nacional e, posteriormente, pelo Júri Internacional.

Para obter o Selo, a gestão municipal deve se inscrever e cumprir a Fase Piloto por um período máximo de 2 anos. Este é o prazo para adequação e cumprimento dos critérios, que incluem documentos, planos, relatórios, exames de balneabilidade e atividades de educação ambiental. Após concluir a adequação, o município se submete à análise do comitê nacional e, posterior, ao júri internacional em Copenhague.

O Programa Bandeira Azul tem como objetivo principal promover e aumentar o envolvimento da sociedade como um todo para as questões socioambientais, ampliando a conscientização da sociedade e de gestores públicos para a proteção ambiental, em especial o ambiente marinho, fluvial e lacustre. Além disso, o programa busca provocar a resolução de conflitos e problemas, fazer uso de modelos sustentáveis nas áreas certificadas e ampliar o cuidado para todo o seu entorno.

Entre os benefícios estão a promoção da praia como um ambiente seguro, balneabilidade da água do mar regularmente testada, garantia de acessibilidade para necessidades especiais, limpeza constante da praia, área de restinga preservada, guarda-vidas em tempo integral e informação clara sobre as regras de conduta, além de alcançar o desenvolvimento sustentável local em Camaçari.

Foto: Jean Victor

administrator

Related Articles

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *