Fato Verdade

Cidades baianas são alvos de operação contra fraude em concurso público

Cidades baianas são alvos de operação contra fraude em concurso público

Duas cidades baianas foram alvos, nesta quinta-feira, 26, da ‘Operação Gabarito’, uma operação que investiga um esquema criminoso de fraudes em concursos públicos. A ação foi realizada em parceria entre o Ministério Público da Bahia (MPBA) e o Ministério Público de Sergipe (MP/SE), com apoio de forças policiais dos dois estados.

Mandados de busca e apreensão foram cumpridos em Feira de Santana e Alagoinhas, na Bahia, além de Aracaju e Aquidabã, em Sergipe. Ao todo, sete pessoas físicas e duas empresas foram alvo das medidas cautelares, suspeitas de envolvimento direto nas irregularidades apuradas.

Atuação

Segundo o Ministério Público, a atuação da quadrilha envolvia:

  • manipulação de processos seletivos;
  • indícios de comercialização antecipada de gabaritos;
  • irregularidades desde a contratação das bancas organizadoras.

Na Bahia, a apuração se concentra em entender o papel das empresas e indivíduos localizados nas cidades alvos da operação.

As suspeitas incluem:

  • o uso de estruturas empresariais interligadas
  • vínculos societários ocultos
  • simulação de competitividade entre bancas, com o objetivo de fraudar as etapas de concursos públicos.

Origem em Sergipe

A investigação foi iniciada a partir de denúncias recebidas pelo MP de Sergipe, que identificaram um padrão nas fraudes, com atuação que se estendia para outros estados.

De acordo com o promotor Manoel Cabral, diretor do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco/SE), o objetivo agora é consolidar as provas e aprofundar os elementos já levantados.

As apurações seguem em andamento, e novas diligências não estão descartadas.

administrator

Related Articles

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *