Gradativamente o tempo volta a ficar estável sobre o Sul; umidade relativa do ar segue em níveis críticos na região central
Nesta quarta-feira (17), o clima no Brasil apresenta variações significativas, de com a Climatempo. O destaque vai para a estabilização gradual do tempo na região Sul e níveis críticos de umidade relativa do ar em partes da região central.
O interior do Nordeste terá rajadas de vento mais intensas, variando de 51 a 70 km/h.
Região Sul
A circulação de umidade e um centro de baixa pressão no oceano mantêm instabilidades no sul do país.
O tempo permanece instável no leste e nordeste do Rio Grande do Sul e sudeste de Santa Catarina, com possíveis chuvas isoladas à tarde. No restante do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, o clima é firme, com variação de nebulosidade.
Região Sudeste
O Sudeste terá tempo estável, exceto no leste do Espírito Santo, onde ventos marítimos podem causar chuva isolada pela manhã. As temperaturas estão em elevação, principalmente nas áreas mais interiores.
No norte e noroeste de São Paulo, centro-oeste, oeste e noroeste de Minas Gerais, a umidade relativa do ar pode atingir níveis críticos à tarde, aumentando o risco de incêndios.
Região Centro-Oeste
O tempo segue firme em toda a região Centro-Oeste, com predomínio de sol entre algumas nuvens. As manhãs serão mais amenas, principalmente no Mato Grosso do Sul, mas as temperaturas sobem rapidamente durante o dia.
Em Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso e nordeste do Mato Grosso do Sul, a umidade relativa do ar deve atingir níveis críticos nas horas mais quentes.
Região Nordeste
Ventos marítimos favorecem a formação de nuvens de chuva na costa leste do Nordeste, especialmente entre Aracaju e Maceió, onde a chuva pode ser intensa em alguns períodos.
No corredor entre o litoral sul da Bahia e Recife, a chuva deve ser moderada e irregular. No interior do Nordeste, predomínio de tempo seco, com umidade relativa do ar em níveis críticos no centro-sul do Maranhão, Piauí e extremo oeste da Bahia.
Região Norte
A circulação de umidade no extremo Norte do país e o aumento das temperaturas devem provocar a formação de nuvens carregadas em Roraima, Amapá, norte do Amazonas e extremo noroeste do Pará, com pancadas de chuva isoladas ao longo do dia.
Fonte: CNN Brasil