Fato Verdade

Com fortes chuvas, Recife entra em estágio de alerta

Com fortes chuvas, Recife entra em estágio de alerta

Previsão da Agência Pernambucana de Águas e Climas (Apac) indica que tempestades devem continuar nesta quarta-feira (5); aulas foram suspensas em alguns locais

O Recife entrou em estágio de alerta, na manhã desta quarta-feira (5), devido às fortes chuvas que afetam a região metropolitana da capital desde a noite de segunda (3). Veja imagens abaixo.

Em função das condições climáticas, as aulas do turno da manhã foram suspensas nas escolas municipais de Paulista, na região metropolitana. No entanto, o expediente interno nas instituições e na Secretaria de Educação segue mantido, com avaliação da possibilidade de aulas nos demais turnos.

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) informou que suspendeu todas as atividades acadêmicas e administrativas nesta quinta (5), por causa das chuvas.

A Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) anunciou a suspensão das atividades acadêmicas e administrativas durante a manhã e a tarde desta quarta-feira, e a Direção-Geral do Campus Recife do Instituro Federal de Pernambuco (IFPE) também decidiu suspender as aulas do turno da manhã devido às chuvas.

A previsão da Agência Pernambucana de Águas e Climas (Apac) aponta que as precipitações devem continuar, elevando o risco de alagamentos e deslizamentos em áreas mais vulneráveis. Diante da instabilidade, a Apac renovou o alerta de estado de atenção para o Recife e outras regiões de Pernambuco.

A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CTBU) de Recife também informou que, devido aos alagamentos nas vias e de outros setores da Linha Centro do Metrô, todas as estações da linha foram fechadas por volta das 9h20. A CTBU está retirando os passageiros que estão nas estações e trens.

Segundo a Apac, a presença de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) em conjunto com um pulso da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) está provocando chuvas moderadas em grande parte do estado.

Por isso, a previsão é de precipitações significativas ao longo desta quarta-feira, especialmente no litoral e agreste. Além disso, a combinação de chuva com maré alta pode causar pontos de alagamento no Recife.

Onde mais choveu nas últimas 24 horas na reigão metropolitana da capital pernambucana, segundo a Apac:

Camaragibe: 100,4mm
Abreu e Lima: 91,9mm
São Lourenço da Mata: 65,4mm
Itapissuma: 56,8mm
Itaquitinga: 52,7mm
Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), em São Lourenço da Mata, a faixa da direita da BR-408 está alagada, obrigando os veículos a trafegarem pela faixa da esquerda, no sentido Recife.

Ocorrências em Paulista
A cidade de Paulista, na região metropolitana, também está em alerta devido aos efeitos das chuvas. De acordo com a Defesa Civil do município, duas ocorrências foram registradas nesta quarta-feira (5).

Um deslizamento de barreira ocorreu no bairro em Maranguape I. O incidente não causou danos materiais nem ferimentos. Houve ainda uma queda de árvore na Rua Brigadeiro Aldo Pinho Alves, no Janga, que não atingiu imóveis nem causou prejuízos.

Fonte: CNN Brasil

administrator

Related Articles

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *