Comissão vai analisar mudança na composição de conselho do Ministério Público; acompanhe

Comissão vai analisar mudança na composição de conselho do Ministério Público; acompanhe
belchonock/DepositPhotos
Foto de uma balança em cima de dois livros, e um martelo de juiz
PEC permite que ministros também integrem o conselho e não apenas juízes

A Câmara dos Deputados vai instalar nesta terça-feira (8) a comissão especial que vai analisar o mérito da Proposta de Emenda à Constituição 5/21, que altera as regras de composição do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). Entre outros pontos, o texto acaba com a exigência de que o corregedor nacional do Ministério Público seja escolhido – pelo conselho – entre os membros do Ministério Público que o integram.

A instalação do novo colegiado acontece a partir das 14h30, no plenário 14. Em seguida, serão eleitos os dirigentes da nova comissão.

Assista pelo YouTube.

A proposta teve sua constitucionalidade aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania no mês passado.

O texto também prevê que os dois membros do conselho indicados pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) poderão ser “ministros ou juízes” e não apenas “juízes”, como atualmente, e inclui, entre os membros do conselho, um representante do Ministério Público indicado, alternadamente, pela Câmara e pelo Senado.

A proposta também reduz – de quatro para três – o número de membros do conselho necessariamente oriundos do Ministério Público da União, que serão provenientes do Ministério Público Federal, do Ministério Público do Trabalho e do Ministério Público Militar, deixando, assim, de assegurar a representação do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios.

Os representantes do MPDFT poderão concorrer a uma das três vagas que a PEC destina a representantes dos Ministérios Públicos dos estados ou do Distrito Federal.

administrator

Related Articles

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *