Fato Verdade

Cortejo abre Lavagem de Vila de Abrantes, colorindo ruas com fé, tradição e presença de grupos culturais

Cortejo abre Lavagem de Vila de Abrantes, colorindo ruas com fé, tradição e presença de grupos culturais


Marcada por devoção, cores e sons ancestrais, a tradicional Lavagem de Vila de Abrantes foi oficialmente aberta neste sábado (24). Ponto ápice do evento, o cortejo religioso em homenagem a São Sebastião, padroeiro da localidade, saiu da Avenida Tiradentes em direção à Igreja Matriz do Divino Espírito Santo, unindo moradores, visitantes, turistas, baianas e autoridades, com destaque para a expressiva participação dos diversos grupos culturais que atravessam gerações e traduzem o encontro vivo entre fé e identidade cultural.

O prefeito de Camaçari, Luiz Caetano, enfatizou o valor simbólico e cultural da lavagem para o município. “Estamos aqui celebrando esse momento de amor e de paz. Essa foi a melhor lavagem dos últimos anos. Uma manifestação que une religiosidade, cultura e pertencimento. Preservar essa tradição é respeitar a história e fortalecer os laços comunitários que fazem de Camaçari uma cidade plural e viva”, afirmou.

Ao longo da caminhada, o cortejo foi embalado pelos tambores, cânticos e expressões culturais que celebram a ancestralidade. Grupos, como Raízes Dessa Terra, Capoeira Engenho, Capoeira Fatumbi, Tambores da Cordoaria, Boi Bonito de Abrantes, além das charangas Caraípa e Art’vila, transformaram as ruas em um espaço de memória e resistência cultural.

Símbolo de força rítmica e protagonismo jovem, o grupo Tambores da Cordoaria chamou a atenção. Tâmara Reis, líder do movimento, relembrou que o projeto nasceu dentro da comunidade quilombola, com a missão de valorizar a cultura afro-brasileira e transformar realidades por meio da música e da ancestralidade, utilizando principalmente ritmos como o samba-reggae. “O nosso projeto é criado por jovens da comunidade, somos em 15, no total. É uma honra estar participando mais uma vez desse importante desfile, que fala muito sobre nossas vivências e mantêm viva nossa cultura”, pontuou.

Representando a ala das baianas, a yalorixá Cristiane de Jesus Costa, 52 anos, descreveu a participação como um ato de alegria e responsabilidade cultural. “É gratificante demais estar aqui. Vivo esse momento pelo segundo ano, com muita alegria. Estou aqui para representar o povo de axé e contribuir para a preservação da nossa cultura brasileira”, realçou.

Após o encerramento do caráter religioso, agora a Lavagem de Vila de Abrantes segue com a parte festiva até segunda-feira (26). A agenda inclui desfile de blocos e shows musicais, reunindo diferentes estilos e artistas, em uma programação diversificada que celebra tradição, convivência e alegria.

Garantindo estrutura, organização, valorização cultural e ampla participação popular, a Lavagem de Vila de Abrantes ocorre de forma simultânea com a de Monte Gordo. A proposta foi construída ouvindo as duas comunidades. Conforme a coordenadora de Eventos, Aline Marques, a realização conjunta das festas exigiu um esforço redobrado das equipes, mas trouxe resultados positivos. “A resposta dos moradores mostrou que o planejamento foi acertado. Estamos contando com forte engajamento de todos, com as manifestações culturais e a presença das baianas, que abrilhantaram os cortejos. A programação festiva também foi pensada a partir do diálogo com a população, reunindo atrações que dialogam com o gosto do público e fortalecem a tradição”, explicou.

O ciclo de lavagens e festas populares do município é realizado pela Prefeitura de Camaçari, por meio da Secretaria de Governo (Segov), através da Coordenação de Eventos, e da Secretaria da Cultura (Secult), além do apoio de diversas pastas e órgãos municipais.

Confira, a seguir, a programação festiva completa da Lavagem de Vila de Abrantes:


Sábado (24)
Desfile de blocos – a partir das 13h
Bloco Avalanche, com Banda Sensações
Bloco Santinha, com Pincel e Banda
Bloco 100% Família, com Pincel e Banda

Palco principal – a partir das 19h
Mariza Costa
Petty
Lucas Freitas
Pagod’art
Mara Magalhães

Domingo (25)
Desfile de blocos – a partir das 13h
Bloco Lefo Lefo
Bloco Heinekeiros
Bloco Rei dos Faixas

Palco principal – a partir das 19h
MF na Voz
Cirilo Teclas
Theuzinho
Silfarley
Pensamento Positivo

Segunda-feira (26)
Baile dos Coroas – a partir das 18h

Daiane Santos
Time Love 

Fernandão

Brasilian Boys

administrator

Related Articles

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *