Fonte: Notìcia / Sesab
Como parte da programação pelo Setembro Lilás, o Centro de Referência Estadual de Atenção à Saúde do Idoso (Creasi) realiza, no dia 23 de setembro, a terceira edição do seminário sobre Doença de Alzheimer, com o tema “Alzheimer no Sus: Diálogos entre a Atenção Especializada e a Atenção Primária à Saúde”. O evento tem o objetivo de possibilitar reflexões e discussões sobre a Doença de Alzheimer, visando ampliar a capacidade diagnóstica, o escopo das práticas de cuidado em saúde, com foco no compartilhamento do cuidado, ampliando o conhecimento dos profissionais que atuam na rede de cuidados à pessoa idosa na Atenção Primária e o diálogo com a Atenção Especializada.
Dentre os palestrantes, estão representantes do Ministério da Saúde, da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG), da Câmara Técnica de Gerontologia do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (CREFITO), das Obras Sociais de Irmã Dulce (OSID) além de profissionais do Centro. A abertura do evento ficará a cargo da conferência “Traçando Caminhos a partir dos dados: A realidade das Demências no Brasil”, ministrada pela Dra. Lígia Iasmine Pereira dos Santos Gualberto, coordenadora de Atenção à Saúde da Pessoa Idosa do Ministério da Saúde.
Ainda no turno matutino, acontecerá a mesa redonda “Reconhecimento e diagnóstico da Demência na Atenção Primária: abordagens e ferramentas”, que contará com palestra da diretora do CREASI, Helena Pataro Novaes, sobre “Instrumentos de triagem cognitiva aplicáveis na Atenção Primária de Saúde”. No turno vespertino, a diretora médica do Centro, Dra, Josecy Peixoto, abordará “O Custo do cuidado e o valor da ciência: Panorama atual das Demências no Brasil”. Logo depois, inicia a mesa “Manejo inicial das Demências na Atenção Primária à Saúde”, e a última mesa do dia “Comunicação com a família, rede de apoio e continuidade do cuidado”, encerra a programação.
De acordo com, o Relatório Nacional sobre a Demência: Epidemiologia, (re)conhecimento e projeções futuras, divulgado pelo Ministério da Saúde, no ano passado, cerca de 8,5% da população com 60 anos ou mais convive com Alzheimer no Brasil, representando um número aproximado de 1.8 milhão de casos. A estimativa é que esse número aumente e até 2050 há a projeção de que 5.7 milhões de pessoas sejam diagnosticadas com a doença. O CREASI é referência no Estado da Bahia no atendimento a pessoas idosas frágeis ou em risco de fragilização, e possui quase 900 pacientes diagnosticados com Demência de Alzheimer.
Setembro Lilás no CREASI
A campanha Setembro Lilás marca o Dia Mundial da Doença de Alzheimer e o Dia Nacional de Conscientização da Doença de Alzheimer (21), além do seminário “Alzheimer no Sus: Diálogos entre a Atenção Especializada e a Atenção Primária à Saúde”, no dia 23 de setembro, o Centro de Referência realiza a “1ª Caminhada de Conscientização do Alzheimer e outras Demências”, no sábado, dia 20 de setembro, no Parque da Cidade, às 8 horas, para conscientizar e informar a população sobre a Doença, e está realizando ações de educação em saúde para pacientes e cuidadores, nas praças da Unidade, e sessões clínicas de discussões técnicas sobre o tema, para sua equipe profissional.


