Cerca de 40 alunos do projeto DAXCode – Codificando Oportunidades, Inspirando Carreiras participaram de palestras e de visita técnica à Prefeitura de Camaçari nesta sexta-feira (14), no prédio verde do Centro Administrativo. A Controladoria de Tecnologia da Informação (CTI), setor vinculado à Secretaria de Governo (Segov), e a Coordenadoria de Informações Fiscais (Cinf), da Secretaria da Fazenda (Sefaz), recepcionaram os estudantes durante a manhã e a tarde, com o objetivo de apresentá-los a aplicações da tecnologia no contexto da gestão pública.
Gustavo Bastos, gestor da CTI, reconheceu a contribuição do evento para o enriquecimento da formação dos alunos. “Eles estão tendo a oportunidade de entender como é que tudo funciona, a organização geral do setor”, descreveu, reconhecendo a oportunidade como um momento de ampliar conhecimentos a partir de experiência concreta.
Segundo Sheila Guedes, coordenadora do projeto DAXCode, metodologicamente o curso já havia sido pensado para incorporar visitas técnicas. “A parte prática de conhecer como é a experiência de outros profissionais que já atuam impulsiona o desejo por estar na área, a vontade de permanecer, porque é um curso muito técnico, muito racional, mental, então a gente traz o socioemocional, traz essas relações também internas entre eles, e com as visitas técnicas a gente consegue fazer uma ponte para o mercado de trabalho”, explicou.
Fundada na metodologia inclusiva, a pedagogia do DAXCode alia o aprender à atividade prática. Tem seu eixo formativo estruturado por três disciplinas: empreendedorismo e habilidades socioemocionais, Inglês e tecnologia.
Atraída pelo conteúdo de tecnologia do curso, a também estudante universitária Judith Queiroz, de 25 anos, viu na proposta do projeto uma oportunidade de unir as duas coisas. “Sou da publicidade, eu quero seguir nela e acho que a tecnologia da informação é fundamental também, porque eu posso criar um aplicativo em torno dos meus projetos futuros, e acho que isso é interessante também”, declarou.
Camila Paranhos, aluna, de 45 anos, veio da área da qualidade e da logística. Ela viu no curso gratuito uma oportunidade de atualização. “No meio desse círculo da indústria, me veio a necessidade de ter a atualização da tecnologia, tanto para projetos de qualidade quanto para projetos de logística. Então, eu resolvi migrar para essa área de tecnologia, conhecer melhor como é que posso desenvolver os projetos”, afirmou, vendo como uma grande oportunidade poder conhecer de perto os setores de tecnologia da prefeitura.
O projeto DAXCode é realizado pela Dax Oil, primeira refinaria privada de petróleo do estado da Bahia, que opera há 23 anos no Polo Industrial de Camaçari. A iniciativa pedagógica tem como proposta capacitar gratuitamente pessoas acima de 16 anos em desenvolvimento de sistemas web e aplicativos para celular. A formação da primeira turma teve início em janeiro de 2025 e seguirá até janeiro de 2026.
Foto: Juliano Sarraf


