Fato Verdade

Da Terra ao Mar: em noite de cultura e sabor, Setur lança 1º Festival Gastronômico de Camaçari

Da Terra ao Mar: em noite de cultura e sabor, Setur lança 1º Festival Gastronômico de Camaçari

Entre aromas, temperos e aplausos, Camaçari deu o primeiro passo em uma jornada que promete encantar todos os sentidos. Na noite desta quarta-feira (12), o Teatro Cidade do Saber (TCS) se transformou no palco de lançamento do 1º Festival Gastronômico de Camaçari – Da Terra ao Mar, que acontecerá de 20 a 29 de novembro.

Visando unir tradição, inovação e identidade em cada prato, a iniciativa é promovida pela Prefeitura de Camaçari, por meio da Secretaria de Turismo (Setur), em parceria com o Sebrae Bahia e convênio com o CAF – Banco de Desenvolvimento da América Latina e Caribe.

“Este festival é um convite para que o mundo conheça o que Camaçari tem de melhor. Da terra ao mar, dos sabores, da sede às delícias do nosso litoral, queremos movimentar a economia, valorizar nossos talentos, fortalecer o turismo local e trabalhar, primeiro, o pertencimento de cada munícipe, para que isso possa repercutir no visitante, no turista. Nossa terra é diversa, nossa culinária é plural. Quem vive Camaçari, ama. Quem visita Camaçari, jamais esquece”, assegurou o secretário de Turismo, Patrício Oliveira.

A programação do festival ocorrerá em quatro etapas. Serão 21 restaurantes participantes, oferecendo pratos exclusivos inspirados nos sabores regionais, com preços que variam entre R$ 30,00 e R$ 79,00. No Circuito Gastronômico, por exemplo, os estabelecimentos participantes terão que criar pratos exclusivos ou aprimorar receitas que já existiam no cardápio, utilizando obrigatoriamente o aipim.

A lista dos estabelecimentos participantes conta com DiPuã Lounge Beach Bar, A Lagosta Restaurante, Restaurante Ki-Mukeka, Rainha da Pizza, Restaurante Bodega do Rancho, Mar Aberto, Boteco do Beiju, Restaurante Beco do Canal, Restaurante Pé na Areia, Restaurante Varandas, Bar e Restaurante do Prefeitinho Jr., Restaurante Tereza do Mocotó, Restaurante Amada Lisboa (Vagão), Cabana da Cabocla, Barraca da Vanda, Barraca O Jangadeiro, Kaule Sushi, Alecrim Sabor Artesanal, Restaurante O Manguezal, Restaurante Cor do Jambo e Cabana Franga Fogosa.

Nessa viagem gastronômica, o público poderá conhecer receitas típicas reinterpretadas, produtos regionais e a diversidade de sabores que fazem de Camaçari um verdadeiro caminho gastronômico da Bahia.

A premiação do festival promete reconhecer o talento e a dedicação dos participantes em duas frentes: o voto popular e a avaliação técnica. O público poderá escolher seus favoritos por meio de um QR Code, que permitirá votar nas categorias Melhor Restaurante (1º, 2º e 3º lugares) e Melhor Atendimento.

Já o corpo técnico fará uma análise criteriosa dos pratos, atribuindo notas de 1 a 5 para cada item avaliado. Os critérios de julgamento terão como pesos definidos os requisitos de Criatividade e Inovação (25%), Apresentação do Prato (25%) e Sabor (50%).

Mais informações sobre o evento, bem como o endereço de cada estabelecimento participante, podem ser obtidas no site oficial do festival, que pode ser acessado neste link: https://festivalcamacari.com.br/#programacao.

Com performances artísticas, manifestações culturais e show envolvente da cantora camaçariense Elly Nascimento, que dividiu o palco com Edu Casanova, o público mergulhou em uma experiência culinária e cultural na noite desta quarta-feira.

Hirlene Pereira, analista do Sebrae Bahia, enfatizou o olhar cuidadoso para o empreendedorismo gastronômico local. “Estamos diante de um marco para os pequenos e médios negócios do setor. O festival será uma vitrine para o talento dos nossos empreendedores, que traduzem em sabor o que há de mais genuíno em Camaçari. Queremos e devemos valorizar o que é nosso, autêntico e faz de Camaçari única. O papel do Sebrae é justamente contribuir para que Camaçari se torne cada vez mais pungente na rota turística da Bahia”, afirmou.

Convidado especial, o renomado chef nordestino Cadu Moura compartilhou com o público sua visão sobre a força da cozinha baiana e o poder transformador da gastronomia. “A culinária é um ato de afeto e identidade. Camaçari tem um potencial imenso. Aqui encontramos ingredientes e histórias que se conectam com o que há de mais autêntico no Brasil. Este festival é uma celebração dessa essência”, destacou o chef, que nasceu em Recife e vive na Bahia há mais de 10 anos.

Entre o público, o sentimento era de entusiasmo. “É bonito ver Camaçari valorizando sua cultura e promovendo experiências que unem as pessoas. Saio daqui com orgulho e com vontade de provar cada prato do festival”, contou Adriana Sandrelly Oliveira, 54 anos, moradora do Bairro Novo.

Já a cozinheira Roberta Almeida, 38 anos, se disse representada com a grandiosidade do evento. “Achei incrível a proposta. Vim diretamente de Barra do Jacuípe para prestigiar esse momento. Como faço parte dessa área gastronômica, cozinhando de tudo, desde comida a doces e salgados, posso garantir que temos muito a oferecer, muitos profissionais talentosos e restaurantes que não perdem em nada para as grandes capitais. Vida longa para esse projeto”, compartilhou.

Também moradora da orla, Simone Amambahy, 52 anos, arriscou citar alguns ingredientes que não podem faltar e que, para ela, são a cara da cidade. “Macaxeira ou aipim, muitos frutos do mar, principalmente o camarão. Esses não podem faltar, representam muito o nosso município. Acredito que vai ser uma verdadeira explosão de sabores e talentos”, celebrou a artesã e moradora de Arembepe.

Veja, a seguir, a programação completa:

20/11 (quinta-feira)

Início do circuito gastronômico

Local: restaurantes participantes

21/11 (sexta-feira) – 1° Cozinha show

Horário: 16h e 18h

Local: Guarajuba Center

22/11 (sábado) – 2° Cozinha show

Horário: 16h e 18h

Local: Guarajuba Center

29/11 (sábado) – Fechamento do Festival

Horário: das 18h às 21h

Local: Guarajuba Center

Foto: Juliano Sarraf

administrator

Related Articles

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *