Fato Verdade

Dólar teve queda de 10% em 2025

Dólar teve queda de 10% em 2025

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

O ano de 2025 foi marcado por uma forte desvalorização do dólar no mundo. No Brasil, a moeda norte-americana caiu 10,29% frente ao real no acumulado até o pregão desta segunda-feira (29), o penúltimo do ano. Trata-se do maior recuo em quase 10 anos: em 2016, a queda foi de 17,8%.

Neste ano, o Brasil não foi o único beneficiado. Moedas de outros países emergentes e também de economias avançadas — como euro, franco suíço, iene japonês e libra esterlina — também se valorizaram frente ao dólar.

A seguir, veja os principais fatores que explicam a queda do dólar ao longo de 2025.

Políticas de Trump

Segundo especialistas consultados pelo g1, a desvalorização global do dólar reflete, em grande parte, as políticas adotadas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

Após a eleição nos EUA, o mercado financeiro esperava uma agenda conservadora e protecionista logo no início do mandato. A aposta era de que o republicano adotaria medidas como aumento de tarifas e corte de impostos já em janeiro, o que acabou não se confirmando.

Assim, a moeda norte-americana — que iniciou 2025 cotada a R$ 6,16 — perdeu força ao longo dos meses e acumulou desvalorização de 7,4% ao fim do primeiro trimestre, na comparação com o início de janeiro.

administrator

Related Articles

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *