Em meio à disparada da inflação, governo anuncia corte de imposto para importação de produtos

Em meio à disparada da inflação, governo anuncia corte de imposto para importação de produtos

Em meio à disparada da inflação, o Ministério da Economia anunciou nesta quarta-feira (11) que decidiu cortar o imposto de importação de alguns produtos.

O ministério não especifica, na nota em que anunciou a decisão, quais produtos terão o imposto reduzido. Isso deve ocorrer em uma entrevista coletiva marcada para a tarde desta quarta.

De acordo com o blog da jornalista Ana Flor, o governo avalia um pacote de medidas para conter a inflação. Entre elas está redução na tarifa externa comum do Mercosul e corte do imposto de importação sobre o aço e itens da cesta básica.

Ao cortar o imposto de importação, o governo barateia a compra de produtos fabricados no exterior. O objetivo dessa medida é tentar atenuar o forte aumento de preços verificado nos últimos meses. Entretanto, não há garantias de que a medida levará à queda de preços no Brasil.

No acumulado dos últimos 12 meses até abril, a inflação teve alta de 12,13%, segundo dados oficiais.

Entre os fatores que provocam essa alta de preços estão problemas enfrentados pelas cadeias de produção mundial, reflexo de restrições impostas pela pandemia do novo coronavírus; efeitos da guerra na Ucrânia na produção e transporte de alimentos; e a valorização do petróleo no mercado internacional.

administrator

Related Articles

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *