Fato Verdade

Entusiasmo marca primeiro dia de matrícula para cursos da Cidade Saber

Entusiasmo marca primeiro dia de matrícula para cursos da Cidade Saber

Nesta segunda-feira (25), a Cidade do Saber iniciou as matrículas para novos alunos. O processo começou pelas modalidades de dança de salão, dança do ventre e dança contemporânea. Ao todo, são mais de 30 cursos gratuitos nas áreas de cultura, esporte e tecnologia.

As inscrições acontecem de forma presencial, das 8h às 12h e das 13h30 às 16h30, conforme cronograma estabelecido pela Secretaria de Cultura (Secult), e seguem até o dia 15 de setembro, de segunda a sexta-feira. A cada dia da semana são ofertadas vagas para modalidades específicas.

Antonio Jorge, coordenador jurídico da Secult e do Núcleo Étnico-racial da pasta, destacou que o planejamento das inscrições foi estruturado com rigor técnico e sensibilidade social, visando garantir transparência, segurança e acessibilidade aos candidatos.

“Nessa etapa de inscrições, a orientação é para que as pessoas estejam atentas aos nossos canais oficiais de comunicação. Todo o processo foi cuidadosamente pensado para que a população tenha tranquilidade ao realizar sua matrícula. Com isso, reafirmamos o compromisso em assegurar um acesso justo e organizado às vagas oferecidas pela Cidade do Saber”, pontuou.

Entre os inscritos, o clima foi de satisfação. Daniela Ferreira, 30 anos, moradora da Gleba A, garantiu vaga na turma de dança do ventre às terças-feiras. “Foi tudo tranquilo, por volta das 9h30 já tinha feito minha inscrição, sem nenhum contratempo. Estava bastante ansiosa, sobretudo por ser a primeira vez que vou fazer aula aqui. Estou feliz em ver o equipamento de volta à ativa e pelo atendimento atencioso que tivemos”, comemorou.

Unindo gerações, o desejo de aprender a dançar também inspirou Carmelita Maria de Jesus, 64 anos, e sua neta Gleice Kelly, 24, moradoras do Centro da cidade. Matriculadas em dança do ventre, elas representam tantas outras histórias que começam a ganhar forma nessa nova fase do complexo.

“A dança sempre esteve presente na minha vida, mas nunca consegui fazer um curso de fato. Como para a dança não existe idade, não perdi tempo dessa vez e já garanti minha vaga — ainda arrastei minha neta para dançar comigo”, contou Carmelita.

A jovem Gleice Kelly, por sua vez, ressaltou a emoção de dividir essa experiência com a avó. “Ela é meu exemplo e inspiração. Estou ansiosa para começar logo as aulas e muito feliz em poder fazer isso ao lado dela. Também não posso deixar de parabenizar o pessoal que nos atendeu e registrar a gratidão em ver a Cidade do Saber de volta com toda sua importância”, acrescentou.

Com histórias de recomeço, Genilce da Silva, 57 anos, também celebrou o retorno. Aluna veterana, agora matriculada em dança de salão às segundas e quartas-feiras, ela destacou o carinho pelo espaço. “Eu amo esse lugar, já sou de casa. Fiz por anos hidroginástica e agora vou ver o que a dança tem para mim. Estava torcendo para os cursos retornarem e que bom que esse momento chegou”, compartilhou a moradora do Alto da Cruz.

Nesta terça-feira (26) será a vez das inscrições para balé. Já na quarta (27), as matrículas serão para teatro e zumba; na quinta-feira (28), para capoeira; e na sexta-feira (29), para desenho e pintura.

Ao todo, estão sendo disponibilizadas 3.030 vagas em diversos cursos, com turmas que contemplam crianças a partir dos 5 anos de idade, além de jovens e adultos. As atividades serão distribuídas entre o complexo da Cidade do Saber, a Pracinha da Cultura do Phoc III e os Centros Culturais de Vila de Abrantes e Barra do Pojuca. Em breve, a Secult divulgará o calendário de matrículas para os demais equipamentos. As aulas terão início em setembro.

Critérios de inscrição

Será permitido, no máximo, duas modalidades por pessoa (sendo uma na área da cultura e outra na área do esporte). Está garantida a cota de 20% das vagas para Pessoas com Deficiência (PCDs) em cada turma, mediante apresentação de relatório médico. Todas as modalidades seguirão rigorosamente as faixas etárias definidas no ato da matrícula.

No momento da inscrição, é necessário apresentar originais e cópias de RG, CPF e comprovante de residência atualizado, que ateste moradia no município. Menores de 18 anos devem levar atestado escolar, e a matrícula deve ser feita por um responsável legal, que também precisa apresentar o RG.

Para atividades aquáticas, são exigidos os seguintes exames: dermatológico (para todas as idades), urológico (para o público masculino a partir de 14 anos) e ginecológico (para o público feminino a partir de 14 anos).

Veja, a seguir, o cronograma de matrículas, conforme cada curso:

Primeira semana (Cultura)

  • Segunda-feira (25 de agosto)
    Dança de salão – Faixa etária: a partir de 15 anos; dança do ventre – Faixa etária: a partir de 15 anos; e dança contemporânea – Faixa etária: a partir de 5 anos
  • Terça-feira (26 de agosto)
    Balé – Faixa etária: 5 a 17 anos
  • Quarta-feira (27 de agosto)
    Teatro – Faixa etária: a partir de 6 anos; e zumba – Faixa etária: a partir de 15 anos
  • Quinta-feira (28 de agosto)
    Capoeira – Faixa etária: a partir de 6 anos
  • Sexta-feira (29 de agosto)
    Desenho e pintura – Faixa etária: a partir de 6 anos

Cultura (Conservatório de Música)

  • Segunda-feira (1º de setembro)
    Teclado e violão – Faixa etária: a partir de 12 anos
  • Terça-feira (2 de setembro)
    Canto coral e bateria – Faixa etária: a partir de 12 anos
  • Quarta-feira (3 de setembro)
    Violino, viola, violoncelo, saxofone – Faixa etária: a partir de 12 anos; e contrabaixo – Faixa etária: a partir de 15 anos
  • Quinta-feira (4 de setembro)
    Clarinete, flauta doce e transversal, trompete e trombone – Faixa etária: a partir de 12 anos
  • Sexta-feira (5 de setembro)
    Trompa sinfônica – Faixa etária: a partir de 10 anos; tuba sinfônica e percussão sinfônica – Faixa etária: a partir de 12 anos


Esporte

  • Segunda-feira (8 de setembro)
    Hidroginástica – Faixa etária: a partir de 50 anos
  • Terça-feira (9 de setembro)
    Natação – Faixa etária: a partir de 8 anos
  • Quarta-feira (10 de setembro)
    Boxe – Faixa etária: a partir de 7 anos; e jiu-jítsu – Faixa etária: a partir de 6 anos
  • Quinta-feira (11 de setembro)
    Karatê – Faixa etária: a partir de 6 anos
  • Sexta-feira (12 de setembro)
    Basquetebol e voleibol – Faixa etária: a partir de 12 anos

Tecnologia

  • Segunda-feira (15 de setembro)
    Oficina de Programação Criativa com Scratch e Oficina de Robótica Criativa com LEGO – Faixa etária: 8 a 12 anos

Foto: Patrick Abreu

administrator

Related Articles

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *