Estoque, entrega, frete, logística: o que o pequeno empresário precisa saber para oferecer uma boa experiência ao cliente e não perder dinheiro

Estoque, entrega, frete, logística: o que o pequeno empresário precisa saber para oferecer uma boa experiência ao cliente e não perder dinheiro

Organizar a entrega de produtos vendidos online é um dos grandes desafios dos pequenos negócios. As dificuldades com a logística, o controle do estoque e a forma e o tempo com que o produto é entregue se somam à alta no valor do combustível e ao aumento no valor do frete.

Cada negócio tem uma necessidade, mas controlar a gestão da logística é importante para evitar gastos desnecessários e, claro, manter uma boa relação com o consumidor.

“A relação com o cliente precisa ser verdadeira desde o primeiro contato. Deixar claro os prazos de entrega e as possíveis intercorrências que podem acontecer entre a compra e a entrega de fato é fundamental”, explica Renata Carvalho, coordenadora do Ciclo MPE da Câmara Brasileira da Economia Digital.
Instagram comercial: confira dicas para vender mais na plataforma
WhatsApp: 7 dicas para pequenos negócios venderem mais usando o aplicativo
Guia do MEI: saiba como fazer a regularização e a quais benefícios tem direito
Pequenas empresas podem parcelar dívidas até o fim de maio; saiba como funciona
Antes da entrega
Pensar em logística é, antes de tudo, organizar bem o estoque e todo o processo que antecede a entrega em si. Para Ivan Tonet, analista de relacionamento com o cliente do Sebrae, é preciso estar atento aos seguintes aspectos:

Mapear fornecedores e negociar preços, prazos e condições de pagamento;
Ter todos os insumos para manter a produção constante, mas dentro dos limites do capital de giro. Isso evita interrupções nas vendas e prejuízos;
Ter mais de um fornecedor. Se faltar algum produto, insumo ou até embalagem, por exemplo, o dono do pequeno negócio já tem outro fornecedor para contatar com agilidade.
“Tem que pensar que interrupção pode ocasionar um cancelamento ou perda de prazo de entrega”, alerta Tonet.
Envio de mercadorias
O empreendedor tem que pensar sempre em duas formas de entrega: a local, feita na maioria das vezes por motoboy, ou pelos Correios ou com transportadoras, para lugares mais distantes ou outras cidades.

administrator

Related Articles

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *