Foto: Reprodução/Redes Sociais
O estudante Ângelo Miguel da Conceição Santos de Jesus, de 13 anos, conquistou duas medalhas de ouro na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) 2025. O adolescente é aluno do 7º ano do Colégio Municipal Cleusa da Conceição Arão, em Amélia Rodrigues, a 30 km de Feira de Santana.
Ângelo foi reconhecido com o título mais alto nas competições estadual e nacional. Além dele, outros estudantes da Bahia foram contemplados com o ouro nacionalmente.
Em 2024, Ângelo já havia se destacado na Obmep ao conquistar a medalha de bronze na categoria nacional e a medalha de prata na categoria estadual.
A diretora da unidade escolar, Adenilda Freitas, celebrou o novo resultado. “Esse menino, desde que chegou à escola, só nos dá orgulho. Ele é super dedicado, exemplar, estudioso e participativo. Eu acompanhei as duas vezes que ele foi fazer a prova e ele dizia: ‘dessa vez eu vou atrás do ouro’. Foi um orgulho imenso”, compartilhou a diretora.
A secretária municipal de Educação, Gilmara Belmon, também destacou o trabalho coletivo desenvolvido no município. Segundo ela, a Obmep é um projeto nacional realizado pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), com recursos do Ministério da Educação (MEC) e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).
“O nosso aluno, Ângelo Miguel, nos orgulha, porque existe todo um trabalho de formação com alunos e professores, com oficinas, gincanas e ações voltadas especificamente para o ensino da matemática”, explicou a secretária.
Já a coordenadora pedagógica do colégio, Graziella Vasconcelos, ressaltou que a conquista valida o trabalho pedagógico desenvolvido pela equipe. “Em 2024, o Ângelo falou que em 2025 seria ouro, e o feito foi concretizado. É um prêmio que contagia a escola inteira e aumenta a autoestima de toda a comunidade escolar”.
Ainda segundo a coordenadora, a preparação dos alunos vai além das fórmulas e prioriza atividades que estimulam o raciocínio lógico.
“A preparação desses alunos persiste no trabalho com atividades que estimulam o raciocínio lógico. Na sala, a gente não trabalha só com atividades de fórmulas, de contas… a gente busca desenvolver um trabalho voltado para o pensar do aluno. E para a gente é muito gratificante saber que esse prêmio vai estimular de forma satisfatória todos os alunos da escola”, celebrou a coordenadora.
Fonte: g1


