Fuvest 2022: Candidatos consideram 1ª prova de média dificuldade e destacam questões sobre pandemia e letra de Emicida

Fuvest 2022: Candidatos consideram 1ª prova de média dificuldade e destacam questões sobre pandemia e letra de Emicida


Estudantes realizaram a primeira fase do vestibular para a USP neste domingo (12) e total de abstenções atingiu 13,7%, segundo a organização do exame. Estudantes que fizeram a 1ª fase do vestibular da Fuvest 2022 neste domingo (12).
Marina Pinhoni/g1
Os primeiros candidatos da Fuvest 2022 a saírem do local do exame neste domingo (12) na Faculdade de Economia e Administração (FEA) da USP, na Zona Oeste de São Paulo, consideraram que o vestibular teve dificuldade média. 
Segundo a Fuvest, as abstenções atingiram 13,7% dos cerca de 110 mil estudantes inscritos para essa primeira prova. Na edição passada houve 13,2% de abstenções. O gabarito oficial da prova foi divulgado pela Fuvest as 19h15 (veja mais aqui).
Os estudantes que fizeram o exame também destacaram a forte presença de temas da atualidade nas questões, principalmente relacionados à pandemia de coronavírus. 
“Foram questões bem feitas e bem desenvolvidas, muitas com o tema da Covid. Os professores já esperavam que ia cair muito [pandemia], porque foi essa nossa realidade nos últimos dois anos”, disse Giulio Campos, de 17 anos.
Confira o gabarito oficial da prova deste domingo (12)
Ao vivo: acompanhe tudo sobre a 1ª fase da Fuvest 2022
Veja o calendário para o vestibular 2022 da Fuvest
Fuvest 2022 tem a menor proporção de inscritos pretos, pardos ou indígenas em nove anos
Estudantes realizam prova de primeira fase da Fuvest do vestibular 2022 para concorrer à uma vaga na USP, em uma das salas da FEA, na Universidade de São Paulo (USP).
Tiago Queiroz/Estadão Conteúdo
Giulio concorre a uma vaga no curso de Publicidade e Propaganda, e afirma que a leitura diária de notícias, além das matérias tradicionais da escola, ajudou para que se sentisse bem preparado para o vestibular.  
“Não estava muito difícil a prova. Esperava uma dificuldade major, então acho que meu desempenho foi bom.”
As questões sobre pandemia também chamaram a atenção da treineira Camila Melo, de 17 anos.
“Uma delas tinha mapas que relacionavam as taxas de mortalidade por Covid com o desenvolvimento das regiões”, afirmou. 
O rapper Emicida em estúdio, gravando álbum
Reprodução / Instagram Emicida
Camila, que realizou a prova pela primeira vez, também apontou diferenças com o Enem. 
“A prova de história, principalmente,  também achei bem diferente da do Enem. Caiu Segunda Guerra e mais temas de Europa.”
Para Caio Aguiar Leonardo, de 17 anos, a surpresa foi uma questão da prova de interpretação de texto que trouxe uma música do rapper Emicida. 
“Eu conhecia a letra, então ficou fácil”, disse. 
Mais de 100 mil candidatos fazem prova da Fuvest neste domingo (12)
No geral, também considerou a prova mais fácil do que imaginava, mas teve dificuldade em algumas questões. “Química achei bem difícil.”
A prova de Química foi mencionada por muitos candidatos como a mais difícil, mas foi a que Fernanda Ricciardi, de 16 anos, mais gostou de fazer. Ela tem afinidade com a matéria e pretende prestar Medicina Veterinária no ano que vem. 
 “Achei a prova [no geral] muito mais fácil do que disseram que seria. Em algumas questões tive dificuldade, lógico, mas acho que fui bem”, afirma. 
Calor prejudicial
O forte calor que atingiu a cidade de São Paulo neste domingo (12) também foi alvo de reclamação dos estudantes. Por conta dos protocolos sanitários da pandemia, não era permitido ligar o ar condicionado das salas, para que as janelas ficassem abertas para ventilação do ambiente.
 “O calor atrapalhou bastante. No começo da prova eu fiquei me abanando, e depois fui ao banheiro jogar uma água no rosto. Estava bem abafado”, diz Fernanda Leal, de 18 anos.
Candidata ao curso de Relações Internacionais, Fernanda considerou as provas de Inglês e Geografia as mais fáceis.
Mais de cem mil candidatos fazem prova da Fuvest neste domingo (12)
A lista de convocados para a segunda fase do vestibular será divulgada no dia 20 de dezembro. Já a tão esperada lista de aprovados no concurso deve ser conhecida apenas em 4 de fevereiro, segundo o calendário da Fuvest.
Calendário Fuvest 2022
Prova da primeira fase: 12 de dezembro de 2021;
Divulgação da lista de convocados e dos locais de prova da 2ª Fase: 20 de Dezembro de 2021
Provas da segunda fase: 16 e 17 de janeiro de 2022;
Divulgação da primeira lista de aprovados: 04 de fevereiro de 2022.
VÍDEOS: Tudo sobre São Paulo e região metropolitana

administrator

Related Articles

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *