Fato Verdade

Fuvest 2024: veja temas que podem cair na segunda fase e dicas para uma boa redação

Fuvest 2024: veja temas que podem cair na segunda fase e dicas para uma boa redação

Provas que garantem vaga na USP serão realizadas neste domingo (17) e segunda-feira (18) para 30.787 candidatos, em 36 locais. Ambas têm duração de 4 horas.

A segunda fase do vestibular 2024 da Fuvest, que garante vagas em cursos da Universidade de São Paulo (USP), será realizada neste domingo (17) e segunda-feira (18) para 30.787 candidatos em 36 locais.

Para ajudar os estudantes, professores do colégio Oficina do Estudante enviaram ao g1 os possíveis temas que podem ser abordados nas provas e dicas para uma boa redação. (veja abaixo).

Na região, a prova será aplicada para 816 candidatos de São Carlos na Unicep (Rua Miguel Petroni, 5111). Em Pirassununga, 307 candidatos fazem a prova na Escola Estadual de Pirassununga (Rua José Bonifácio, 45 – Centro).

Como será a segunda fase da Fuvest?

Jéssica Dorta, coordenadora de redação do colégio, explica que, após uma leitura atenta e crítica da frase temática e dos textos que da coletânea, o estudante deve pensar em seu projeto de texto. Para isso, é importante definir qual será o ponto de vista a ser defendido, os argumentos que serão mobilizados e a hierarquia de apresentação deles.

Sobre o perfil temático da prova, a Fuvest costuma ampliar o alcance de suas discussões, sugerindo temas de cunho filosófico, sociológico e antropológico, como consumismo, decolonialidade, transumanismo, entre outros.

Para a Fuvest, mais importante do que selecionar um repertório externo é revelar, por meio do texto, uma leitura crítica e consistente do mundo.

Linguagens

Gramática e interpretação de texto: “É possível que caiam questões sobre classificação morfológica ou mesmo sobre análise sintática; tudo isso, claro, sempre atrelado aos valores semânticos dos termos e vocábulos. Sendo assim, é fundamental que o vestibulando considere o contexto no qual as expressões estão inseridas. Aspectos ligados a verbos também têm possibilidade de serem contemplados.” (professora Liliane Negrão).

Literatura: “A segunda fase pode priorizar obras ausentes na primeira, como ‘Quincas Borba’, de Machado de Assis, ‘Angústia’, de Graciliano Ramos, e ‘Romanceiro da Inconfidência’, de Cecília Meireles – livros presentes na lista da Fuvest há várias temporadas. Por outro lado, dado justamente o destaque na primeira fase, é recomendável rever os contos de ‘Nós matamos o cão tinhoso!’, de Luís Bernardo Honwana.” (professor André Barbosa).

Humanas

História: “Podemos ter questões sobre a História dos EUA e da Guerra Fria. O mundo plural, e em constante diálogo com o presente, também deve marcar sua presença: indígenas, africanos, mulheres, periferia, operários, movimento LGBTQIA+.” (professor Marcus Vinicius de Morais).

Geografia: “Questões sobre urbanização, população mundial e agropecuária devem aparecer, assim como temáticas que envolvem problemas urbanos, além de povos indígenas, parques nacionais, reservas ambientais e extrativistas, atividades de mineração e, também, outras atividades econômicas que tenham algum impacto na região, desmatamento e fronteira agrícola.” (Daniel Simões).
Humanidades: “A Fuvest não costuma cobrar Sociologia e Filosofia na segunda fase, contudo há possibilidade de questões interdisciplinares, principalmente, com Ciências Humanas.” (professor Silvio Sawaya).
Biologia: “Ecologia sempre foi um tema de grande importância, seguido por fisiologia humana, além de genética clássica e molecular e botânica. Fluxo de energia nos ecossistemas, ciclos biogeoquímicos, relações ecológicas e sucessão ecológica quase não apareceram na primeira fase, portanto, é possível imaginar que apareçam agora.” (professor Gustavo Camacho).

Exatas
Física: “Redobrar a atenção em movimentos retilíneos e circulares (mecânica), lançamentos oblíquos e horizontais (cinemática) e sistemas conservativos ou não referentes a trabalho de energia. Eletricidade, carga elétrica em campo elétrico uniforme; circuitos elétricos com análise de potências; ondulatória; equação fundamental da ondulatória e refração de ondas também podem aparecer.” (professor Wander Azanha).

Matemática: “Geometria plana e analítica, análise combinatória, probabilidade, conceitos de progressão aritmética e geométrica, funções e polinômios podem aparecer na prova.” (professor Mário Fernandes).

Química: “É uma prova exigente e cobra diferentes conteúdos na mesma questão, o que pede uma compreensão abrangente dos conceitos. Os assuntos mais cobrados, nas últimas provas, foram cálculo estequiométrico, eletroquímica, forças intermoleculares e isomeria.” (professora Tathiana Guizellini).

Veja os 10 cursos mais concorridos da Fuvest 2024

Medicina em São Paulo: 118 candidatos por vaga;
Medicina em Ribeirão Preto: 87 candidatos por vaga;
Medicina em Bauru: 78 candidatos por vaga;
Psicologia em São Paulo: 63 candidatos por vaga;
Relações Internacionais: 52 candidatos por vaga;
Psicologia em Ribeirão Preto: 38 candidatos por vaga;
Audiovisual: 38 candidatos por vaga;
Medicina Veterinária em São Paulo: 30 candidatos por vaga;
Publicidade e Propaganda: 30 candidatos por vaga;
Design: 30 candidatos por vaga.

Calendário Fuvest

Provas da segunda fase: 17 e 18 de dezembro;
Provas de competências específicas: Música em Ribeirão Preto tem provas de 3 a 6 de janeiro; Artes Visuais no dia 4 de janeiro; e Artes Cênicas de 8 a 11 de janeiro.
Divulgação da primeira lista de chamada para matrícula: 22 de janeiro de 2023.

administrator

Related Articles

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *