Imagens gravadas em 2018 foram refeitas uma semana após o terremoto. Tremor da última segunda-feira (6) foi o mais mortal na Turquia desde 1939. Imagens de drone mostram Hatay, na Turquia, antes e depois do terremoto
A escala da devastação do terremoto em Hatay, na Turquia, é clara quando imagens de drones de 2018 são comparadas com vídeos dos mesmos locais filmados pela agência de notícias Reuters nesta segunda-feira (13).
As ruas ao longo do rio Orontes e na cidade velha, anteriormente cheias de lojas, empresas e casas, estão agora com prédios danificados e pilhas de escombros de edifícios que desmoronaram totalmente. (Veja no vídeo acima)
Leia também:
Cinco cães farejadores fazem parte de missão humanitária do Brasil
Vídeo mostra pessoas fugindo no momento em que prédios desabam
Mortes no terremoto na Turquia e na Síria passam dos 37 mil
O número de mortos na Turquia e na vizinha Síria do terremoto de magnitude 7,8 passa de 37 mil pessoas.
A destruição na Turquia pode custar mais de R$ 250 bilhões, segundo estimativa de um funcionário do governo.
O terremoto da última segunda-feira (6) é o mais mortal na Turquia desde 1939 e atualmente o sexto pior desastre natural em termos de perda de vidas neste século.
Imagens de drone mostram Hatay, na Turquia, antes do terremoto
Gokturk Group Harita via Reuters
Imagens de drone mostram Hatay, na Turquia, antes do terremoto
Reuters
Os esforços de resgate entraram em uma fase mais lenta. A Organização das Nações Unidas (ONU) disse que, a partir de agora, a tendência é que a busca por sobreviventes esteja chegando ao fim. Ainda assim, nesta madrugada uma menina de quatro anos e uma mulher foram resgatadas com vida após uma semana debaixo dos escombros.
Veja abaixo alguns resgates emocionantes:
Terremoto na Turquia e na Síria: resgates emocionantes